II Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” é realizado no Recanto Maestro

Palestrantes e convidados da Rússia, Itália, Ucrânia, Letônia, Japão e Brasil estiveram presentes no II Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2016, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Provenientes de todo o Brasil, participaram do Congresso 1.527 pessoas, dentre educadores, pedagogos, empresários, gestores, pais, estudantes e profissionais interessados nos rumos da educação. 

Nos dois dias do evento foram apresentadas e debatidas problemáticas e pospostas de solução para a educação contemporânea, com destaque para as contribuições da pedagogia ontopsicológica e os diversos exemplos práticos da aplicação da sua metodologia em diferentes países e culturas, tendo como resultado a transformação pessoal e profissional de crianças e jovens e evolução do contexto em que vivem.

Dentre os palestrantes da sexta-feira, estiveram presentes o Dr. Alécio Vidor, filósofo, pedagogo e ontopsicólogo brasileiro, que apresentou os pressupostos da Pedagogia Ontopsicológica; o Dr. Noriyuki Ueda, Decano do Instituto de Artes Liberais do Instituto de Tecnologia de Tóquio, que descreveu novas propostas educacionais que estão sendo realizadas no Japão. Além disso, esteve presente a Srª. Chieko Aoki, Presidente da Blue Tree Hotels, que contou ao público que lotava o auditório da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) eu percurso de formação pessoal e empresarial, com destaque para valores como autonomia, disciplina e busca da perfeição.

O sábado iniciou-se com a explanação do Dr. Josemar Soares, filósofo, professor e consultor, mostrando o percurso de formação do homem e os valores humanistas na construção do protagonismo responsável. Após, uma mesa redonda internacional discutiu a formação do jovem protagonista responsável com representantes dos diversos centros criados pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti na Rússia, Itália, Brasil, Ucrânia e Letônia. Pela parte da tarde o público assistiu a um painel com três empresários: Sr. Claudio Carrara, VP do Grupo Meta e Diretor Artístico da Associação OntoArte, que discorreu sobre os princípios fundamentais para a Cidadania; Sr. Roberto Argenta, Presidente da Fundação Antonio Meneghetti Brasil e da Calçados Beira Rio, que falou sobre a formação pelo trabalho; e o Sr. Wesley Lacerda, Diretor da FOIL Brasil, mantenedora da AMF, e VP do Grupo Meta, que explanou sobre formação empreendedora e liderança. Além disso, houve a participação de representantes da educação russa, que trouxeram práticas pedagógicas aplicadas no país. Ao final o público assistiu a conferência em vídeo proferida pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti na sede da UNESCO, em Paris, com o tema: “O papel do líder e dos recursos humanos na era da informação”.

No Congresso também foi possível os participantes apresentarem seus trabalhos nas categorias de Relato de Experiência, Comunicação Oral e Banner. Os trabalhos concorreram a prêmios entre 2,5 e 8 mil reais. Na categoria Comunicação Oral os premiados foram: em 1º lugar, Rafael de Conti Lorentz, com o trabalho “A arquitetura como ferramenta na construção da cidadania”; em 2º lugar ficou o autor Eloy Demarchi Teixeira e a coautora Patrícia Wazlawick, com o trabalho “A relação entre responsabilidade, autonomia e abordagem profunda ao estudo: um estudo com ingressantes universitários da Antonio Meneghetti Faculdade”. Já na categoria Relato de Experiência os ganhadores foram: em 1º lugar, a autora Thayse Smek Uberna, com o trabalho “Natureza e Arte: Uma experiência de cidadania na Educação Infantil”; em 2º lugar, ficou o relato da autora Janine Coelho Ouriques e dos coautores Ariel Ramos, Luana Ramos, Patrícia Salles, André Menezes, intitulado “Casa dos estudantes da AMF - Uma proposta de gestão para a construção da cidadania: Pedagogia do Fazer”. Na categoria Banner o 1º lugar ficou com a autora Shaiane Bitencourt e as coautoras Estela Maris Giordani e Gabriela Mombelli, com o trabalho “Aprendizado da pedagogia ontopsicológica na educação de pais e professores”; e o 2º lugar ficou com a autora Patrícia Gabriela Billa Salles e a coautora Janine Coelho Ouriques, com o trabalho “O caminho para a identidade”.

Além das diversas palestras, os participantes puderam apreciar diversas atrações culturais, como a Camerata OntoArte Recanto Maestro e Coral Presto, que apresentaram a obra “Divina Comédia: Cantata”, a Invernada Adulta Recanto Maestro, o Coral da Antonio Meneghetti Faculdade e a Orquestra Jovem Recanto Maestro. Também foi possível aos participantes desfrutar de boa gastronomia na Praça de Alimentação, organizada pelos alunos da AMF.

Texto: Pedro Hermes (Acadêmico de Direito - AMF e integrante do NEL - Núcleo de Excelência em Linguagem)

Compartilhe