Módulo especial do MBA Business Intuition em São Paulo: O Empreededor e a Cultura Humanista

O centro econômico do país foi palco de um módulo especial do MBA Business Intuition: o Empreendedor e a Cultura Humanista, promovido pela Faculdade Antonio Meneghetti. O evento foi realizado nos dias 9 e 10 de janeiro de 2010, na sede da Foil, em São Paulo, e contou com conferências do Acad. Prof. Antonio Meneghetti e participações do Prof. Gildo Magalhães e do Prof. Eduardo Afonso.

“A elegância da cultura literária do empresário superior” foi o tema discorrido pelo Prof. Gildo, que é doutor em História Social (USP), possui dois pós-doutorados (USP e Smithsonian Institution), é pesquisador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, colaborador da ABNT e professor da USP e do MBA da Faculdade Antonio Meneghetti. Através da obra Ilíada, de Homero, o acadêmico demonstrou como a cultura literária pode servir ao empreendedor.

As obras dos autores clássicos, expôs o Prof. Gildo, têm utilidade na medida em que puderem falar de algo da nossa vida. “A cultura histórica, literária, são belas em si, mas se isso fizer parte da nossa vida, certamente irá contribuir para aumentar o potencial da nossa intuição frente a momentos decisivos”, declarou o professor.

Um dos grandes diferenciais dos MBAs oferecidos pela Faculdade Antonio Meneghetti é que a sua competência competitiva no business é fundamentada na intuição. Os cursos oferecidos pela instituição utilizam a metodologia FOIL, a qual, através de anos de pesquisas demonstradas em diferentes países e contextos, deu fundamento científico à intuição. “A supremacia econômica está dentro da capacidade intelectiva atualizada da pessoa”, expôs o Prof. Antonio Meneghetti, “e este MBA cultiva de modo total a personalidade do empreendedor”.  

A cultura clássica é importante não só para qualificar o próprio crescimento, mas também para dar suporte, nova energia, novo potencial à intuição, que não nasce gratuitamente. “Há um preparo, um tirocínio à intuição, e precisamos dar elementos enriquecedores, qualitativos à intuição, como é o caso da cultura”, explicou o Prof. Meneghetti.

O Prof. Eduardo Afonso, que leciona na Faculdade Oswaldo Cruz e no MBA da Faculdade Antonio Meneghetti, é graduado em Comunicação Social (FAAP) e História (USP), mestre em História (USP) e doutorando em História Social (USP), apresentou a temática “O valor da cultura do empresário: a história do Brasil antes de após a ditadura”. O historiador dividiu a sua exposição em dois momentos complementares: iniciou falando da história da cultura clássica, sua origem na Grécia e Roma antigas, passando pelo Renascimento, e concluiu inserindo o Brasil neste contexto.

“Somos muito ricos desta herança cultural clássica, humanista, mas não nos damos conta de que esta riqueza está presente em cada lugar, ao longo de toda a história brasileira”, afirmou o Prof. Eduardo. Através da exposição do percurso histórico do país, o historiador apontou os motivos pelos quais o Brasil perdeu esta referência, sobretudo através da estratégia norte-americana utilizada durante o período da ditadura, período em que foram realizadas substanciais mudanças no sistema educacional brasileiro. “Antes nós tínhamos o latim, o grego, a filosofia, a cultura clássica. Tudo isso foi eliminado. Os conhecimentos que permitiam aos brasileiros desenvolver o senso crítico, a inteligência crítica foram eliminados”, relatou o professor.

As conferências demonstraram como foi retirado do Brasil aquela cultura-mãe que daria os instrumentos, a lógica, a história para o próprio desenvolvimento. Diante destas exposições, o Prof. Meneghettiii, que é presidente da Associação Internacional de Ontopsicologia (organização não governamental com caráter consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas) concluiu: “Procurem recuperar essa cultura e fazer um Brasil para os brasileiros, donos do próprio país. Procurem recuperar esta cultura, não para serem romanos, italianos, mas para serem brasileiros, chefes e donos do Brasil. Retomar os instrumentos de lógica, de história, de crítica e fazer um humanismo brasileiro. O mundo inteiro gosta dos brasileiros e, se o Brasil vencer, certamente o mundo estará melhor”.

Para maiores informações sobre os MBAs Business Intuition, consultar o site da Faculdade Antonio Meneghetti.

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