Pedagogia ontopsicológica: a experiência da Escola College Antonio Meneghetti
No início dos anos 80 foi criada na Itália a “Scuola College Antonio Meneghetti”. Organizada inicialmente em Roma, em uma vila localizada na Via Cassia, pouco tempo depois, por motivos de espaço, devido à afluência de alunos, deslocou-se para Lizori por um ano e, sucessivamente, para a estrutura de Scandriglia nos anos seguintes. Trata-se do primeiro projeto de aplicação da pedagogia ontopsicológica, endereçada a jovens entre a idade pré-escolar e da escola superior.
Desde esta experiência, a pedagogia permaneceu um interesse constante do Acad. Prof. Antonio Meneghetti que, constatando a necessidade de harmonizá-la ao contexto social, periodicamente atualizou o seu modelo teórico em congressos, conferências e convenções, em resposta às novas exigências e competências determinadas por um mundo em contínua transformação.
No noticiário da Agenzia Italia Stampa (AIS) n.294, de 2 de novembro de 1982, foi publicado o seguinte texto: “Na Scuola College Antonio Meneghetti, que começou a funcionar há poucos dias em Scandriglia, o motivo-base que inspira toda atividade é exclusivamente a vida, na irrepetível unicidade de cada criança. (...) No College, portanto, o estudo teórico é conduzido com extremo rigor e seriedade cultural, mas com a ciência de que se trata somente de um instrumento de vantagem existencial. (...) Uma documentação detalhada foi recentemente exposta aos interessados no XX Congresso da Associação de Psicologia Aplicada realizado em Edimburgo”.
A verdadeira dificuldade, pela qual naufragaram várias tentativas pedagógicas, é cultivar em cada um as potencialidades específicas do próprio modo de ser e fornecer os instrumentos pra realizá-las historicamente ao nível máximo, alcançando assim a plenitude da maturação pessoal e, consequentemente, também uma vantagem para o social.
Para maiores informações sobre a visão ontopsicológica da pedagogia, indica-se a obra de Antonio Meneghetti Pedagogia Ontopsicológica.2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005.
Trechos extraídos e adaptados dos textos:
- Anos de 1980: a Ontopsicologia se torna ciência universal, publicado no dossiê Antonio Meneghetti: uma viagem de sucesso, editado junto à revista Nova Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., ano XXV, n. 2, março 2008. p.34.
- Una nuova scuola per futuri adulti realizzatori di sanità e funzionalità sociale, publicado na revista Nuova Ontopsicologia. Roma: Ontopsicologica Editrice, ano I, n.3, outubro/dezembro 1983. p. 47.