Residência de inverno
Orquestra Jovem Recanto Maestro
No período de 20 a 30 de julho, cerca de 70 crianças e adolescentes participaram da 6ª residência musical da Orquestra Jovem Recanto Maestro. Em uma temporada de intenso contato musical e aprendizado, os alunos com o maior desempenho do semestre residiram na Casa do Estudante e passaram o dia imersos em cultura e exercício musical. Ademais, os jovens também tiveram aula de atitude empreendedora.
Essa ação ocorre com o objetivo de intensificar o contato musical, com a estimulação diária, e promover um desenvolvimento intensivo no que tange ao aproveitamento do estudo, visto que os jovens passam dez dias em constante estímulo. Para esta residência, foram convidados três professores internacionais: Miguel Angel, que é professor e maestro do projeto "Sinfônica", na Bolívia, Ulyses Ascanha, que é um dos iniciadores do projeto "El Sistema", na Venezuela e Adriana Villaroel, que é vice presidente da Fundación Musical Bravura. Além destes, professores acompanham os alunos diariamente. Para completar o período, no mês de julho aconteceram quatro espetáculos abertos ao público, nos dias 22, 23, 28 e 30, no auditório principal da Antonio Meneghetti Faculdade.
Criada em Janeiro de 2015 a Orquestra Jovem Recanto Maestro é uma iniciativa promovida pela Fundação Antonio Meneghetti, com execução da Associação OntoArte em parceria com as Prefeituras Municipais de Agudo, São João do Polêsine e Restinga Sêca, que oferece gratuitamente uma experiência de aprendizado de violino, viola, violoncelo e contrabaixo para crianças e jovens da região da quarta colônia. O método usado pela Orquestra Jovem leva o aluno a aprender de maneira envolvente com um repertório desenhado especialmente para o seu avanço onde cada exercício técnico se converte em uma música em que professores e alunos aprendem e se divertem juntos. Os ensaios ocorrem 3 vezes por semana, sendo duas na cidade de origem e um na sede da Orquestra, no Recanto, aos sábados, com todos os alunos, cerca de 70 jovens. A música é o instrumento utilizado para colaborar no desenvolvimento dos jovens através de uma formação humanista fundamentada na meritocracia onde se cultiva a responsabilidade, autonomia e o protagonismo.