Semana Acadêmica AMF

Nos dias 19 e 20 de outubro, a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) foi palco para sua IV Semana Acadêmica, que reuniu 33 palestrantes e painelistas de todo o Brasil e exterior, sendo pela primeira vez interdisciplinar entre os três cursos de graduação da Faculdade (Direito, Administração e Sistema de Informação). Em pauta, o desenvolvimento socioeconômico do Brasil sob o ponto de vista do empreendedorismo e da inovação. Em diversos momentos do debate, veio à tona o centro de inovação e tecnologia que está nascendo na Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS com a criação da Incubadora de Empresas da Antonio Meneghetti Faculdade.

Dentre as palestras do primeiro dia do evento (19/10), o CIO da empresa John Deere para Améria do Sul, Luiz Ramos, contou sua trajetória enquanto profissional que iniciou carreira na empresa no interior do Rio Grande do Sul. Ele foi recebido pelo Presidente do Grupo Meta e da ADVB/RS, Telmo Costa. Exemplo parecido se deu com a presença do Vice-Presidente da Oracle América Latina para as áreas de Indústrias e Serviços, Andre Papaleo, também advindo do Rio Grande do Sul e hoje vivendo nos Estados Unidos. O anfitrião desta palestra foi o Diretor da Advanced IT, Marcio Miorelli. Entre os pontos frisados por estes dois palestrantes destaques, esteve um em comum: a necessidade de os jovens se preparem para atuar no mercado globalizado. O início desta preparação está no aprendizado do idioma inglês. Luiz Ramos, da John Deere, explica algumas das demais atividades exigidas por sua função e para as quais ele precisa estar preparado: “Trabalhar com planejamento estratégico, com gestão e governança”.  

O tema “Incubadoras, start ups e a importância de negócios de TI para a região central do RS” foi discutido em um painel de notáveis do setor que contou com a presença do Vice-Presidente do Grupo Meta, Claudio Carrara; o Presidente da ASSESPRO/RS, Reges Bronzatti; o Coordenador Geral do grupo INOVAPOA, Newton Braga Rosa; o Coordenador do Grupo Centro Software e Representante da ASSESPRO em Santa Maria, Santos Viana; e o Diretor Institucional do Santa Maria Tecnoparque, Cristiano Silveira dos Santos, mediados pelo o empresário e ex-Secretário de Ciência e Tecnologia do RS, Artur Lorentz. O avanço da incubadora de empresas da AMF, no  Recanto Maestro, foi visto como promissor pelos painelistas e estes se manifestaram também parceiros desta iniciativa: “Me coloco à disposição para transferir a vocês toda a tecnologia que já temos no Tecnosinos”, afirmou Susana Kakuta, CEO do Tecnosinos, considerado pela ANPROTEC (Associação Brasileira de Parques Tecnológicos) o melhor parque tecnológico do país.   

 A temática do painel foi “Advogado Empreendedor” e reuniu profissionais atuantes em Santa Maria e região para falar da realidade local e de temas que tocam o dia a dia dos profissionais de Direito em todo o país. Estiveram presentes: Lucas Righi e Gregor D`Ávila Coelho (R.S. Flores Coelho e Righi Advogados Associados); Rafael Anunciação (AAA Advocacia) e Fabiana Camilotti Isaia (Camilotti Isaia e Advogados Associados). Foram mediados pelo Diretor da Bochi Brum e Zampieri Advogados Associados, Marcelo Zampieri. Segundo os jovens advogados presentes ao painel, as experiências novas nunca podem ser cessadas para o advogado que empreende e gere seu negócio. “Se você interrompe sua busca de conhecimento pessoal, você prejudica o crescimento da sua entidade porque, surpresa, o escritório são vocês”, argumentou Righi.

Para discutir inovação e empreendedorismo, sob o tema “Por que empreender: uma perspectiva de jovens líderes?”, se apresentaram empreendedores de diferentes ramos como Giovani Geremia (Instor); Cesar Gehn Filho (ODIG Marketing Digital); Betinho Bozzetto (Kazarão Beats); Joana de Jesus (Automatisa); Inaê Barbosa Ramos (movimento “Será que tá certo?”). Depoimentos sobre histórias de vida marcadas pela capacidade de reinventar as próprias carreiras e assim criar oportunidades também para outros profissionais. Nas palavras da mediadora do painel, a jornalista da TV Record Brasil, Natalia Leite, os empreendedores são pessoas que realizam: “São pessoas do não conformismo, da não acomodação. O empreendedor é comprometido em realizar as ambições dele, mas com isso acaba agregando, contribuindo para impactar de forma positiva todo mundo que está em volta. Em comum, costumam ter uma escolha fundamental, não quiseram seguir a trilha mais fácil”, diz a jornalista.

A programação foi fechada com um painel que discutiu “Empreendedorismo e Associativismo Jovem: Oportunidade de Formação, Negócios e Protagonismo Social”. Estavam presentes o Presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, Marduk Duarte e o Presidente da Federação de Jovens Empresários do RS, Lúcio do Prado Nunes, sendo mediados pelo Presidente da CIC Bento Gonçalves, Jordano Zanesco. A Semana Acadêmica – que pelo número de palestrantes presentes e diversidade de temas abordados lembrou o nível de um congresso – contou com a participação do gerente geral do SEBRAE/RS, Jacques Jaeger e do Prof. PhD em Ciência Ambiental pela Universidade de Aberdeen, na Escócia, Ricardo Braun.

O evento só foi possível graças ao apoio das empresas: Grupo Meta, Ibicuí Alimentos, Schio Construtora, Super Tratores, D´Kolves, Cervo & Dal Pont Agricultura, Escolas QI, Stampa Assessoria de Impressão, Colibri Agência de Viagens, Originale Maison, CVI, Musiartes, SemeCeratti, Camada Web Totus, SLM Assessoria Contábil, Menezes, Sul Acrílicos, Charrua, Impare, Dutra&Trentin e DL Advogados, KVA, Print Point, Print Papelaria, Melgarejo, Eviglass e Posto Fuzer. 

Compartilhe