O que é Ontopsicologia?

A Ontopsicologia é uma ciência interdisciplinar e epistêmica cujo objetivo é a investigação e a demonstração da capacidade de conhecer o real de modo reversível, ou seja, com nexo ontológico. Com base em décadas de experimentações e pesquisas científicas, verificou-se que o erro que vicia a possibilidade do conhecimento crítico não está na natureza das faculdades intelectivas e volitivas, mas no processo formativo e reflexivo da consciência humana. Portanto, para que a ciência possa ser função de referência real, segura e evolutiva para o ser humano, faz-se necessária a revisão da consciência de seus operadores.

O método ontopsicológico se apresenta como um conhecimento epistêmico elementar que pode ser usado como preliminar à exatidão científica em geral. Sendo um conhecimento ontológico, pode ser aplicado em diversos setores do conhecimento e atividades humanas. Porém, a Ontopsicologia não se confunde com a psicologia, nem se reduz à sua aplicação clínica, sendo uma ciência autônoma, com objeto, método e fim próprios.

A ciência ontopsicológica representa hoje uma novidade em termos de teoria e aplicação científica. Sua metodologia é aplicada nos campos econômico, político, médico, artístico, científico e pedagógico, com suporte à figura do líder, o qual é entendido como intuição ativa de soluções para o social, com impacto relevante de desenvolvimento econômico, social, cultural e científico. 

Para entender melhor a teoria e novidade científica da Ontopsicologia, recomenda-se o estudo do Manual de Ontopsicologia. Para um conhecimento introdutório, indica-se o livro Nova Fronda Virescit - vol. 1

Em relação a conteúdo online, indicam-se os trabalhos científicos disponíveis na sessão “Publicações” e textos publicados no portal wiki da Ontopsicologia.

Compartilhe