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    Os Alicerces da Cultura Sustentável: O Caso Recanto Maestro

    Os preceitos da sustentabilidade envolvem a relação entre as esferas “sociedade-governoempresas” que a sociedade (socius) atua, não só como força do soberano, mas como sujeito das necessidades e aspirações, consciente daquilo que se quer, e inconsciente em relação ao que se quer que ela faça, tendo como elemento central o indivíduo. Neste sentido, um socius sustentável é aquele que não diminui a fonte de recursos e os sistemas de suporte de vida. Partindo deste pressuposto, o presente estudo partiu do objetivo de analisar as bases que dão suporte a cultura sustentável e sua relação com as esferas da hélice tríplice do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro (CIACH Recanto Maestro). Quanto aos procedimentos metodológicos foi realizado uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, através do método de estudo de caso. Após a realização da pesquisa, como principais resultados, evidenciou-se que o Recanto Maestro ampara-se nos preceitos sustentáveis deste o seu nascimentos, alicerçado pela relação entre os atores da hélice tríplice, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento de uma região, antes inóspita, para um distrito em pleno desenvolvimento, que tem como base uma cultura focada no desenvolvimento econômico, ambiental, educacional, cultural e sobretudo, humano.

    NORO, G. B.; OLIVEIRA, J. E. R.; GUERRA, C. W. Os alicerces da cultura sustentável: o caso Recanto Maestro. In: 4º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2015, Santa Maria.


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    Abordagem Ontopsicológica Sobre a Psicossomática e Sua Implicação na Pesquisa, Prevenção e Tratamento da AIDS e Outras Doenças.

    Através da apresentação das atividades científicas realizadas pela Associação Internacional de Ontopsicologia em várias partes do mundo, este projeto faz uma síntese sobre o argumento da doença psicossomática segundo a formalização científica de AntonioMeneghetti, fundador da Ontopsicologia. A formação de profissionais e pesquisadores com esta ótica vem possibilitando uma mudança no paradigma científico em referencia a compreensão do processo de adoecimento do ser humano ao mesmo tempo em que promove a valorização da saúde integral, obtida por meio de um estilo de vida coerente com a identidade humana. O modelo de educação adotado pela AIO é da responsabilização pela própria vida, sem fomentar o assistencialismo que, segundo as premissas da escola ontopsicológica, não é funcional quando se quer curar uma pessoa, porque este substitui psicologicamente a vontade do sujeito em lutar pela vida. É útil assistir um sujeito com as necessidades básicas inicialmente, mas depois que este adquiriu uma condição de base deve ser responsabilizado. Preconiza-se neste trabalho que a ONU, ao adotar e difundir essa metodologia, terá em mãos um instrumento a mais para combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças. Portanto, assume-se que a partir da formação de novos recursos humanos, pode-se atingir oODM 6 e favorecer o alcance da saúde por como postulada pela Organização Mundial da Saúde (WHO).


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    Inovação e empreendedorismo: Experiência de formação prática de jovens para fomentar resultados em gestão e sistemas de informação

    O trabalho analisa a formação empreendedora e de liderança de jovens no ensino superior universitário em seus períodos iniciais, a partir da formação técnica e no viés da metodologia ontopsicológica. Com a compreensão de como se dá a proposta e lógica de formação para o empreendedorismo, pautada em atitudes empreendedoras e do incentivo, fomento e incremento de novas ideias, criatividade e construção de novos projetos – nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior da Região Central do Rio Grande do Sul – realiza um amálgama de aspectos teóricos, princípios pedagógicos e resultados concretos obtidos com ações de ensino e extensão no curso de Sistemas de Informação e Administração da IES. O objetivo geral é analisar conceitualmente a visão de atitude empreendedora de jovens acadêmicos nas áreas de Sistemas de Informação e Administração, e documentá-la por meio do relato de uma ação prática de ensino & extensão realizada por um grupo de alunos na área de tecnologia da informação. Metodologicamente, com uma pesquisa qualitativa exploratória, percorre dois caminhos complementares: a) analisa a compreensão do conceito de atitude empreendedora, a partir da visão de acadêmicos de Sistemas de Informação e Administração; b) apresenta um breve relato de experiência de atividade construída pelos alunos, acadêmicos de Sistemas de Informação, no que tange à concepção e operacionalização de um campeonato de programação proposto e realizado pelos mesmos, orientados por docentes, registrando os resultados alcançados pelos jovens estudantes no que diz respeito a ações de empreendedorismo inovador.

    WAZLAWICK, P.; FLORÊNCIO, G. H.; VIEIRA, G. L.; VERARDI, N. L.; ROOS, R. E.; STEFANELLO, J. C. Inovação e empreendedorismo: experiência de formação prática de jovens para fomentar resultados em gestão e sistemas de informação. In: 4º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2015, Santa Maria.


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    A forma mentis de uma sociedade sustentável: uma proposta de formação de jovens

    Este trabalho pretende apresentar um referencial teórico-metodológico para o desenvolvimento de uma forma mentis capaz de construir e atuar uma sociedade sustentável. Tal metodologia está baseada na cultura humanista ontopsicológica e é ilustrado com o Projeto Identidade Jovem desenvolvido pela Associação Brasileira de Ontopsicologia no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro.

    PETRY, A. M.; OLIVEIRA, G. R.; SCHAEFER, R. A forma mentis de uma sociedade sustentável: uma proposta de formação de jovens. In: RESPONSABILIDADE E RECIPROCIDADE, 2011, Recanto Maestro.


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    Aplicação do Modelo de Consultoria Ontopsicológico em Empresas Brasileiras

           O objetivo desta pesquisa foi investigar a aplicação do modelo de consultoria empresarial ontopsicológico em organizações brasileiras e a percepção dos resultados obtidos em virtude de seu diagnóstico. Inicialmente foram apresentados aspectos conceituais sobre consultoria empresarial e modelos de consultoria disponíveis na literatura especializada, dedicando maior atenção ao modelo ontopsicológico. Com caráter qualitativo-exploratório, foram estudados os casos de três empresas com capital 100% brasileiro através de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 14 sujeitos, sendo cinco consultores que utilizam este modelo em sua atuação profissional e nove empresários da alta gestão das três empresas pesquisadas. Entre os resultados evidenciados, destacam-se os ganhos econômicos, individuais, de gestão e de dinâmica empresarial decorrentes da aplicação deste modelo nas empresas estudadas. Além disso, verificou-se que é um modelo cuja atenção está direcionada para a personalidade da principal liderança e como esta se materializa na organização, reforçando a discussão interdisciplinar na área administrativa.

    BAZZO, P. S.; GIORDANI, E. M.; PEREIRA, B. A. D. Aplicação do modelo de consultoria ontopsicológica em empresas brasileiras. In: VII CONVIBRA ADMINISTRAÇÃO – CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRACÃO, 2011, www.convibra.com.br/.


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    A Pedagogia Ontopsicológica aplicada ao Projeto “Orquestra Juvenil Recanto Maestro”

    A pesquisa investiga os impactos da participação de crianças de 6 a 16 anos que atualmente estão frequentando o Projeto “Orquestra Juvenil Recanto Maestro” e que participam a quatro anos dos Projetos da Fundação Antonio Meneghetti os quais seguem os fundamentos da pedagogia Ontopsicológica. O objetivo geral da pesquisa é investigar quais são as repercussões do ponto de vista da aquisição das habilidades sociais que a sua participação proporcionou sob o ponto de vista da avaliação de si mesmos, dos pais e dos desempenhos que constam nos pareceres descritivos escolares. A pesquisa foi desenvolvida com três grupos G1 (37 alunos participantes do projeto), G2 (21 colegas de escola dos alunos participantes do projeto) e G3 (37 pais dos alunos participantes dos projetos). A coleta de dados foi por meio do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, do questionário da autora e dos pareceres descritivos escolares. A pesquisa concluiu que existem diferenças tanto qualitativas quanto quantitativas no que se refere ao desenvolvimento das habilidades sociais das crianças participantes do projeto.

    DALLEPIANE, B. M.; GIORDANI, E. M. A Pedagogia Ontopsicológica aplicada ao Projeto “Orquestra Juvenil Recanto Maestro”. In: UMA NOVA PEDAGOGIA PARA A SOCIEDADE FUTURA, 2014, Recanto Maestro. p.123.


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    A Ontopsicologia como resposta eficiente à “Crise das ciências” de Edmund Husserl: qual reciprocidade cabe às ciências?

     Em seu último trabalho, Husserl chama à responsabilidade os filósofos de seu tempo, para que as ciências pudessem se reposicionar em função da construção de uma humanidade autêntica, partindo da fundação da própria filosofia. Trata-se de uma crítica de fundamentos, para a qual outro filósofo, Antonio Meneghetti, dá uma resposta eficaz com a Ontopsicologia. Porém, como toda realização humana reflui para o “mundo-da-vida”, o florescimento da Ontopsicologia implica uma reciprocidade das ciências, as quais não podem restar indiferentes às suas descobertas e à ampliação do próprio método científico que com elas se torna possível. 

    AZEVEDO, E. L. A Ontopsicologia como resposta eficiente à “Crise das ciências” de Edmund Husserl: qual reciprocidade cabe às ciências? In: RESPONSABILIDADE E RECIPROCIDADE, 2011, Recanto Maestro, p.361.


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    A Ciência Ontopsicológica e Sua Influência Na Prática Pedagógica De Professores Universitários

    O trabalho que apresentamos nasceu da realização de um grupo de estudos em pedagogia ontopsicológica, no qual participam professores da Faculdade Antonio Meneghetti que, preocupados com a sua formação para garantir uma excelência de serviço aos seus alunos, resolveram estudar. Por isso, este é um trabalho reflexivo que compartilha algumas das nossas tomadas de consciência sobre o papel educativo no ensino superior. Percebemos que ser um professor universitário no contexto em que ocorrem alterações velozes em nosso cotidiano é um desafio constante. Além disso, a sociedade globalizada e a difusão maciça da informação, a qual vem crescendo com o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação (TIC), têm mudado nossa forma de viver e de ver o mundo. Nesse processo, acrescido à relativização dos valores humanos e de suas práticas, também substituiu o conhecimento pela informação, requerendo menos o desenvolvimento da racionalidade e apenas a acumulação para a simples disposição. Neste cenário a universidade e o papel formativo que o professor exerce tornam-se cada vez mais responsabilidade sua para com sua ação poder mobilizar novas formas de relações sociais por meio da formação universitária.

    BULEGON, A. M.; BRUST, V. T. B.; GIORDANI, E. M.; MELGAREJO, E. R.; OLIVEIRA, J. N. D.; SAAD, D. S. A Ciência Ontopsicológica e sua influência na prática pedagógica de professores universitários. In: RESPONSABILIDADE E RECIPROCIDADE, 2014, Recanto Maestro, p.480.


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    "Ontopsychological Pedagogy as Humanist Premise for Music Education"

    A interdisciplinaridade da Ontopsicologia obteve destaque na 31ª Conferência Mundial da ISME (Sociedade Internacional de Educação Musical). O artigo escrito pela pesquisadora, Doutora em Psicologia, Patrícia Wazlawick, abordou a Pedagogia Ontopsicológica quando aplicada no campo da educação musical. O artigo coloca no centro do discurso alguns conceitos-chave da Pedagogia Ontopsicológica: a responsabilidade, o estilo de vida do educador e a importância do resgate dos valores humanistas na atividade formativa. Segundo a autora, ao alicerçar a educação nestes princípios é possível promover a formação integral do aluno, qualificar a educação musical e, por consequência, produzir arte salutar com função ética e estética para o social. Confira o texto completo nos Anais da Conferência (p. 93).

    WAZLAWICK, P. Listening to the musical diversity of the world. In: 31st ISME WORLD CONFERENCE ON MUSIC EDUCATION, 2014, Porto Alegre.


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    O desenvolvimento socioeconômico como propulsor da mudança da visão de mundo

    O objetivo da pesquisa foi indagar quais os principais impactos socioeconômicos proporcionados pelo projeto Recanto Maestro. A coleta de dados foi realizada no período de 2007-2008 através da metodologia quantitativa e qualitativa, e análise documental dos setores envolvidos. À luz da coleta dos dados socioeconômicos, verificou-se que desde a fundação do projeto Recanto Maestro houve uma contribuição significativa à região e aos órgãos públicos no que diz respeito às benfeitorias construídas pelo local, aos impostos pagos, à geração de empregos. Além disso, a pesquisa de campo buscou junto à comunidade local suas percepções acerca do projeto Recanto Maestro, verificando as transformações culturais e sobretudo a mudança da visão de mundo adquiridas por aqueles que possuem vínculo com o projeto.

    PANCERI, R. R.; MENDES, A. M. M.; SCHUTEL, S.; PETRY, A. M. O desenvolvimento socioeconômico como propulsor da mudança da visão de mundo. In: XII CONGRESSO DA ARIC, 2009, Florianópolis.


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    Formação Interdisciplinar no Ensino Superior

    A pesquisa investigou um curso de Administração constituído a partir de uma proposta de formação interdisciplinar para verificar que resultados produz e que sentidos estes apontam num contexto de reformas do ensino superior. O curso visa preparar profissionais capacitados a atuarem no mercado globalizado. Perguntou-se: o projeto pedagógico e as práticas instituídas pelo curso estão superando os dilemas curriculares da formação do administrador no ensino superior? A opção metodológica foi pela abordagem qualitativa de estudo de caso sendo aplicado questionário aos acadêmicos e professores do curso. Os resultados evidenciaram a novidade da metodologia FOIL utilizada no curso nas dimensões do saber, fazer e ser em relação à: a) aprendizagem individual e social; b) identidade pessoal e profissional; c) interdisciplinaridade; d) inteligência formativa real e realizada. A investigação apontou importantes diferenciais que contribuem para a formação profissional nos cursos de graduação: está alicerçado em práticas institucionalizadas de formação continuada dos professores, ambiente de cultura internacional em que a instituição se insere, estrutura curricular, perfil da mantenedora (de atuação internacional), sobretudo, metodologia ontopsicológica que perpassa todos os semestres do curso.

    GIORDANI, E. M.; PANCERI, R. R.; MENDES, A. M. M.; SCHUTEL, S. Formação interdisciplinar no ensino superior. In: XII CONGRESSO DA ARIC, 2009, Florianópolis.


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    Psicoterapia de autenticação ontopsicológica em docentes do ensino superior - impactos formativos nas relações interpessoais com acadêmicos

    Compreender a construção da pessoa do professor universitário tem sido a preocupação que norteia nossas pesquisas, nesta investigamos uma de suas dimensões constitutivas, as relações interpessoais. A docência no ensino superior implica o envolvimento subjetivo do indivíduo como pessoa, por isso a necessidade do professor perceber a importância do desenvolvimento e formação de sua personalidade e a influência que provoca nas novas gerações de profissionais que está formando. Estudar o professor universitário como pessoa é fundamental na medida em que o processo de desapropriação se intensificou quando houve a separação dessas duas dimensões (NÓVOA, 2000) e, conforme Castanho (2002), existem características profissionais e pessoais dos professores que marcam os estudantes. Nossa pesquisa investigou 20 professores universitários, sendo que metade destes realizam psicoterapia de autenticação ontopsicológica, investigamos também 60 alunos de alguns desses professores do curso de Pedagogia, Marketing e Direito. Utilizamos para a coleta de dados o teste padronizado “Psicograma de Lirey” com 148 questões constituindo oito oitavos que avaliam a visão que o sujeito tem sobre si mesmo nas relações com os outros nos traços de: autoridade, independência, agressividade, ceticismo, submissão, dependência, colaboração e altruísmo. Conciliou-se as abordagens quali-quantitativas durante toda a fase de pesquisa, para estabelecer as correlações entre os dados utilizou-se o método estatístico de Análise Fatorial de Correspondência Múltipla (PEREIRA, 2001), o que propiciou o agrupamento dos indivíduos e características mediante o grande volume de informações. Como método de análise racional dos dados da pesquisa utilizou-se contemporaneamente o método indutivo, dedutivo e intuitivo (MENEGHETTI, 2004). A pesquisa, considerando sua dimensão e amplitude, trouxe uma riqueza muito grande de informações a respeito desse campo. Nossa pesquisa demonstrou que, o grupo de professores que realiza psicoterapia de autenticação (ROGERS, 1977, 1999; MENEGHETTI, 1989, 2002, 2004), em comparação com o grupo de professores que não a realiza, possui uma visão de seu eu real mais próxima do eu ideal e também que suas relações interpessoais são profundas, verdadeiras e se destacam nos traços de liderança, autonomia e independência. Consideramos esse resultado importante pois, o professor universitário em suas atividades profissionais pode se tornar uma referência de valor humano no âmbito da formação universitária do acadêmico e nas relações interpessoais que estabelece no exercício de sua profissão.

    GIORDANI, E. M.; PANCERI, R. R.; MENDES, A. M. M. Psicoterapia de autenticação ontopsicológica em docentes do ensino superior: impactos formativos nas relações interpessoais com acadêmicos. In: XXXIX REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, 2009, Goiânia.


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    A função do jornalismo ao longo da história e as contribuições da visão humanista segundo a abordagem ontopsicológica para atividade jornalística contemporânea

    Este artigo centra-se em entendimentos da função do jornalismo ao longo da história e em como, na atualidade, a visão humanista do jornalismo segundo a abordagem ontopsicológica pode contribuir para reforço de valores originais da profissão. Partindo da constatação da importância social crescente que jornalismo desempenha nos dias de hoje e utilizando como metodologia a revisão bibliográfica, o trabalho delineia um panorama histórico do jornalismo e traz visões contemporâneas da sua função na sociedade. Como resultado, observa-se que a concepção humanista do jornalismo segundo a ótica ontopsicológica pode contribuir com a profissão, reforçando o papel central do jornalista – sujeito do fazer jornalístico – enquanto mediador de realidade, operador de consciência e promotor de valores humanos.

    MIRANDA, C.; SCHAEFER, R.; MEDEIROS, V. A função do jornalismo ao longo da história e as contribuições da visão humanista segundo a abordagem ontopsicológica para atividade jornalística contemporânea. In: 4º ENCONTRO DO NÚCLEO GAÚCHO DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 2012, São Borja.


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    A Contribuição da Metodologia Ontopsicológica para a Aprendizagem Individual e a Formação de uma Mentalidade Sustentável

    Este estudo propõe-se a compreender como se dá a formação com base na metodologia ontopsicológica, de jovens que estão sendo formados para serem futuros líderes empresariais em organizações situadas no Distrito Recanto Maestro, no estado do Rio Grande do Sul, que foi reconhecido pela ONU em 2008 como modelo se sustentabilidade e que contribui para o atingimento dos 8 Objetivos do Milênio. Nas últimas décadas, tanto os estudos de aprendizagem individual nas organizações como os estudos de sustentabilidade têm se intensificado e novas propostas e discussões surgiram. No entanto, a maioria dos estudos de aprendizagem são focados em grandes organizações e realizados principalmente com os cargos de chefia ou gestão e no campo da sustentabilidade, o discurso ainda é muito focado nas questões ambientais, sendo pouco considerado pelas empresas o aspecto dos indivíduos, da formação das pessoas como fator base para a sustentabilidade organizacional. A pesquisa foi realizada com jovens entre 20 e 25 anos de duas empresas localizadas no Recanto Maestro que estão sendo formadas com base na metodologia ontopsicológica, adotando-se a estratégia de um estudo qualitativo interpretativo básico. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e as informações obtidas foram analisadas conforme a análise textual interpretativa a partir da síntese das categorias propostas por Flores (1994). Através da análise do conteúdo das entrevistas evidenciaram-se alguns aspectos fundamentais para o processo de aprendizagem dos profissionais com base na formação ontopsicológica. Para que a sustentabilidade organizacional ocorra de fato, é necessária a formação de uma mentalidade sustentável dos profissionais e esta formação se dá por meio de uma aprendizagem integral, o que compreende a formação da personalidade do indivíduo e não somente os aspectos clássicos da aprendizagem. O processo da metanóia é fundamental nesta formação, um conceito introduzido pela Ontopsicologia, ou seja, a mudança radical de comportamento e mentalidade. A metodologia ontopsicológica integra os diversos aspectos fundamentais da aprendizagem fornecendo, no entanto, um critério basilar sobre o qual os indivíduos, também enquanto profissionais, podem se basear para agir e escolher. E o fato da formação da personalidade e da aprendizagem individual ser a base para o crescimento dos profissionais e, posteriormente, para as suas ações na organização e na sociedade foi observado como essencial também para a aprendizagem e sustentabilidade organizacionais, pois conforme as pessoas dentro da empresa crescem, propõem novas ideias, constroem coisas novas dentro das empresas, sempre com uma mentalidade cada vez mais sustentável, a organização se apodera também dessas novas práticas.

    MONTENEGRO, A. C. V.; BIDO, D. S. A contribuição da Metodologia Ontopsicológica para a aprendizagem individual e a formação de uma mentalidade sustentável.  In: XXXV ENCONTRO DA ANPAD, 2011, Rio de Janeiro.


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    Formação de pedagogos: entre as estereotipias e as possibilidades criativas humanas

    Esta pesquisa parte dos estudos de Abraham (1987) que, em sua pesquisa longitudinal, por mais de dez anos, demonstrou que o professor possui estereotipias que precisam ser superadas. Tais estereotipias, relativas a profissão docente, dizem respeito a utilização do mecanismo de defesa do ego que é a transferência. Este mecanismo aparece nos docentes sob forma de que nada podem resolver e, por isso devem transferir seu poder para outro, hierarquicamente superior a sua posição. A estes cabe também, segundo a visão estereotipada, determinar o que está certo e o que não está certo. Esta estereotipia retira do professor a responsabilidade de assumir a solução de seus próprios problemas e também a desenvolver no aluno uma postura de responsabilidade. O termo responsabilidade remete à responder ao chamado em primeira pessoa. Assim, Rogers (2000) levanta a necessidade de considerar a pessoa do professor, para que, segundo Meneghetti (2006) este não construa uma pedagogia da compensação. A pesquisa, investiga estes elementos na prática da orientação dos estágios curriculares supervisionados do 8º semestre do curso de pedagogia, pois as orientações foram realizadas considerando estas premissas na formação de novos professores. A investigação é conduzida com os pressupostos da abordagem qualitativa e, está ainda em andamento. Desde o ano de 2009 foi realizado o acompanhando das orientações de estágio das turmas do último semestre do curso de pedagogia na disciplina de estágio curricular supervisionado dos anos iniciais do ensino fundamental. As turmas, em cada semestre foram acompanhadas diretamente, totalizando até agora, 40 acadêmicas em processo de formação de uma Instituição Federal de Educação Superior (IFES). Diante das múltiplas possibilidades optou-se pela investigação dos elementos que compõe prática da orientação da formação do profissional do pedagogo considerando os três modelos descritos por Torre (2006): a) crescimento pessoal; b) aprendizagem; c) o papel institucional. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram: 1) observação participante em reuniões; 2) registros de campo; 3) depoimentos e 4) relatórios de estágio das acadêmicas. Concluímos que os modelos explicitados por Torre (2006) podem ser complementados pelas dimensões da prática pedagógica de Libâneo (1986): saber, saber ser e saber fazer. O modelo de orientação dos estágios é semelhante às experiências de Rogers (2002) e Abraham (1987), constituído pelos grupos de trabalho. Nas reuniões de orientação, com os relatos e estudo das situações da sala de aula, os componentes aos poucos verbalizavam as situações vividas bem como se refletia sobre as mesmas, realizando a tomada de consciência. Os resultados embora parciais, apontam que a confiança no potencial da capacidade criativa das pedagogas aprendizes é fundamental, pois observou-se que as estagiárias transferiam a mesma lógica formativa em sua prática no contexto de sala de aula. A lógica do modelo de orientação do professor universitário foi o mesmo aplicado na prática pedagógica da estagiária em sala de aula. O elemento chave desta concepção e prática de orientação é a pessoa, seja do educador que da criança. Ao considerar a potencialidade criativa de cada ser humano e ao mesmo tempo os mecanismos de defesa que se interpõe nos processos de aprendizagem dos alunos, em situações de estágio e, dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental pode-se construir uma prática pedagógica partindo da dimensão humana.

    MENDES, A. M. M.; GIORDANI, E. M. Formação de pedagogos: entre as estereotipias e as possibilidades criativas humanas. In: XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGÍA, 2011, Medellín.


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    A História em Revista: Trajetória da Psicoterapia Ontopsicológica

    Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que foi produzido sobre a psicoterapia ontopsicológica entre 1983 e 2008. Foram analisados 76 exemplares de periódicos, que nasce com o nome “Ontopsicologia: a causalidade psíquica no evento humano” e em 1988 muda para “Nova Ontopsicologia”. A pesquisa parte do editorial do primeiro número do periódico científico (n. 1/1983) da Associação Internacional de Ontopsicologia. Lê-se no primeiro editorial: “Com a razão se considera real somente aquilo que é documentável no exterior, mas todo o resto que é muito mais e é causa? A verdade é possível caso se use todo o homem, e requer uma atitude humilde e deferente em relação à própria subjetividade”. “Os temas e conteúdos tratados terão uma progressiva entonação e serão propedeuticamente retomados diversas vezes, até expor a solução ontopsicológica”. Foram encontrados 94 artigos, conforme as categorias e ou descritores. Constatou-se que a temática psicoterapia e consultoria de autenticação dominam o maior número de artigos, constituindo 86% das publicações e os autores pertencem a 20 diferentes países. Observa-se que há marcos evolutivos que avançam para outros níveis de compreensão da psicoterapia ontopsicológica, passando da psicoterapia de cura para a psicoterapia e consultoria de autenticação até chegar à psicologia do líder e a relação psicoterapia e sociedade. No editorial do exemplar comemorativo – n. 2-2007/1-2008 – consta: Óntopsicologia é o real que desenha a nossa consciência ou é a nossa consciência que desenha o real? Muitos são os problemas irresolutos há séculos, mal físico, mal moral, angústia, bestialidade bélica, contradições sociais e ideológicas, dúvida, frustração de massa. Erro de natureza ou erro social? Erro de consciência! Mas como saber qual é o critério para atualizar a consciência do Eu à verdade?! Como dar concreta função às certezas lógicas das nossas pesquisas. Foram anos intensos de trabalho, solidão (eu e os doentes). Não poupei nada de mim mesmo para saber e curar. Curava e depois analisava. Ao fim, pude revelar a interação 1) do monitor de deflexão, 2) do campo semântico, e 3) do Em Si ôntico” (Descobertas próprias da ciência ontopsicológica, realizadas em 10 anos de prática clínica (Meneghetti, 2004). “A confirmação, sem exceção, dos resultados, consolidou o método ontopsicológico”.

    RODEGHERI, V. L. A história em revista: trajetória da psicoterapia ontopsicológica. In: IX CONGRESSO LATINOAMERICANO DE PSICOLOGIA, 2009, Lima.


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    A liderança na terceira idade: O sentido do trabalho

    O artigo apresenta um estudo descritivo sobre o sentido do trabalho para os líderes que, com posição econômica estável, permanecem em atividade após completar o tempo regulamentar que lhes possibilitaria estar na inatividade. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os participantes são cinco empresários, de ambos os sexos, com idade superior a 60 anos, que possuem empresas na Região Sul do Brasil. Os resultados obtidos apontam ser o trabalho parte integrante da vida dessas pessoas para as quais o exercício da liderança é um serviço através do qual realizam seu próprio potencial. O sentido do trabalho é descrito como prazer, alegria e realização.

    PELLEGRINI, B. M.; PETRY, A. M.; SCHUTEL, S. A liderança na terceira idade: o sentido do trabalho. Revista Saber Humano, Recanto Maestro, n. 1, p. 10-20, fev. 2011.


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    Incremento da qualidade de vida pelo projeto mulher do milênio

    Quando, em 2000 a Organização das Nações Unidas – ONU – definiu os oito Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio, instituiu um orientado exclusivamente à mulher: promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres (3º ODM). Historicamente as mulheres não tiveram os mesmos direitos que os homens nem uma valorização efetiva no mercado de trabalho, o que produziu uma série de descompassos econômicos, políticos e sociais, especialmente no que tange à qualidade de vida da população. Entretanto, existe o consenso, na atualidade, de que as mulheres são cruciais para o desenvolvimento sustentável da humanidade e de que a atuação profissional possui fundamental valor para a conquista da autonomia e da qualidade de vida por parte de qualquer cidadão. O projeto social “Mulher do Milênio”, utilizando-se da metodologia ontopsicológica, parte como proposta resolutiva ao problema do protagonismo e da realização existencial da inteligência ao feminino (MENEGHETTI, 2007), pois promove a autorresponsabilização da mulher a fim de que ela assuma a sua história e dê seu contributo de eficiência à sociedade. Para avaliar o desempenho do Projeto, no ano de 2010, foi realizado um estudo exploratório, de natureza quali-quantitativa, a fim de mensurar a qualidade de vida antes e depois da participação no Mulher do Milênio. A amostra foi composta por 60 mulheres que responderam a um questionário semi-estruturado que mediu os seguintes indicadores de qualidade de vida (QV): empreendedorismo, produção intelectual, saúde/bem estar e autonomia econômica, psicológica e moral. Entre os resultados, destacaram-se a autonomia econômica, obtendo acréscimo de 29% para 97%, e saúde/bem estar, cujo índice passou de 57% para 100%. Tais indicadores confirmaram a eficácia do Projeto, que se revelou alternativa contribuinte à concretização do terceiro ODM e, consequentemente, ao aumento da qualidade de vida feminina e seu respectivo contexto circunstante.

    BARBIERI, J. B. P.; ANDREOLA, M. T.  Incremento da qualidade de vida pelo projeto mulher do milênio. In: CONGRESSO ISMA.


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    Aprendizagens da docência no estágio curricular supervisionado no curso de pedagogia

    Esse artigo é o resultado de uma investigação sobre a prática do estágio curricular em anos iniciais do ensino fundamental no curso de pedagogia de uma IFES. A pesquisa envolveu um trabalho coletivo de investigação e versa sobre as aprendizagens das estagiárias durante a prática docente no Estágio Curricular Supervisionado. O objetivo foi refletir sobre as aprendizagens que a prática pedagógica proporciona aos estagiários e como elas se vinculam, através de um processo dialético, para a qualidade do trabalho com os educandos. Para alcançar o objetivo principal, a abordagem da pesquisa foi qualitativa e opção metodológica foi a pesquisa ação ocorrida durante o período do semestre de estágio. Acompanhamos as orientações de estágio e definimos, para este trabalho, apenas a análise dos registros das reflexões diárias de três estagiárias ao longo do período de estágio. Tais reflexões foram construídas tendo como orientação da professora a questão norteadora “O que aprendi na minha prática hoje?”. A aprendizagem prática do Estágio Curricular Supervisionado torna-se o tema central, bem como os procedimentos metodológicos e os processos de ensinoaprendizagem. A partir desta questão problematizamos as aprendizagens construídas e solidificas ao longo do período de realização do estágio. A análise das reflexões diárias das aprendizagens das estagiárias durante o estágio expressas em suas reflexões foi desenvolvida a luz de pressupostos teóricos, principalmente dos trabalhos de Meneghetti (2007), Pimenta (2004), Pimenta e Lima (2010), Torre (2006). Por meio da atuação como professoras das séries iniciais, o estágio se constitui um espaço de enriquecimento das práticas subsidiadas pela teoria adquirida durante o decorrer do curso bem como das orientações pedagógicas.

    LOFFLER, D.; GIORDANI, E. M.; SILVA, J. Aprendizagens da docência no estágio curricular supervisionado no curso de pedagogia. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2011, Curitiba.


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    Constituição do Sujeito e formação para o trabalho: o caminho da autonomia por meio da atividade musical

    O Projeto “Instituto ConSer® – Música: formação musical e estilo de vida de jovens”, proporciona espaço de trabalho para jovens profissionais recém formados nas áreas de música, musicoterapeuta e educador musical. Tem como característica, ser um espaço que permite a jovens em início de carreira profissional a construção responsável e humana de sua profissão como operadores nas dimensões do social. Nesse sentido, o objetivo geral deste projeto é propiciar formação continuada a professores, dentro da visão humanista, para que se tornem capazes de promover a educação de qualidade e contribuir para a consolidação do direito de aprender e proporcionar educação integral do ser humano. Trabalhar com a formação musical continuada e estilo de vida surgiu como continuidade da formação técnica de profissionais que buscavam, após concluir a formação acadêmica, um espaço para trabalhar. Tecnicamente, “estavam prontos”, porém lhes faltava “algo a mais que diferenciava o fazer”,isso significa começar a trabalhar, agregar base teórica ao que sabiam fazer, na busca de aprender cada vez mais, para de fato saber-fazer, como operadores no contexto social. “Compreendendo o sujeito como constituído e constituinte do contexto social no qual está inserido, é possível qualificar a música como uma forma de comunicação, de linguagem, pois por meio do significado que ela carrega e da relação com o contexto social no qual está inserida, ela possibilita aos sujeitos a construção de múltiplos sentidos singulares e coletivos” (Maheirie, 2003). Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser servem de parâmetros para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na contemporaneida (Delors, 2001). Assumir com responsabilidade a proposta, permitiu aos jovens, a oportunidade de ter o seu ganho financeiro com autonomia para realizar o seu bem estar e a sua sobrevivência. Jovens que atuam no projeto ou que já passaram por ele, construíram sua independência em novas frentes de trabalho e com diferentes conquistas pessoais. Esse modo operacional está comprometido com a formação humana e o desenvolvimento pessoal e profissional, para efetivar o potencial humano e de criação. Ao longo dos anos cada vez mais a proposta se expande, empreendendo novos projetos e cursos de formação. O desejo de construir, a vontade de ser mais, a possibilidade de pôr em prática, a intenção de fazer acontecer, permitiram a efetivação desta proposta que é desenvolvida em Curitiba-PR Brasil, desde 2001, enquanto espaço de trabalho e de formação continuada de jovens recém graduados. Essa formação se dá tendo como base a Pedagogia Ontopsicológica (Meneghetti, 2005). O projeto atua nas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional e também Arte e Cultura. Integra profissionais das áreas de Educação, Psicologia e Arte. Professores, alunos, familiares, amigos e comunidade colaboram em conjunto através da arte para a construção do humano integral. As propostas são diferenciadas conforme a faixa etária e o nível de conhecimento técnico. Algumas características norteiam o trabalho dos professores e alunos: os professores estudam continuamente temáticas que lhes possibilitam um aprimoramento profissional-técnico e o seu desenvolvimento humano; os alunos participam de aulas de instrumento musical. Elas são orientadas para o despertar da potencialidade e sempre direcionados a uma visão global do ser humano e de suas responsabilidades pessoais, sociais e ambientais; os jovens participam de seminários de desenvolvimento denominados: “Projeto jovem e estilo de vida”. Além dessas atividades, a instituição mantém convênio com escolas para: promover o desenvolvimento musical das crianças da educação infantil; preparar professores para seu desenvolvimento musical e atuação como mediadores da arte junto aos seus alunos; proporcionar oficinas de estímulo ao canto e atividades musicais, enfatizando a possibilidade criadora para professores da educação infantil.

    SPANHOL, C. I. A.; WAZLAWICK, P; SANTOS, L. Constituição do sujeito e formação para o trabalho: o caminho da autonomia por meio da atividade musical. In: XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGÍA, 2011, Medellín.


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    Aprendizagem nas organizações: a relação entre o líder gestor e colaboradores estratégicos

    Temos por objetivo investigar elementos da aprendizagem no processo formativo que ocorre na relação entre líder gestor e colaboradores estratégicos em organizações. Por meio da teoria da complexidade como paradigma de entendimento, pretendemos discutir a aprendizagem nas organizações a partir dos referenciais de Edgar Morin e Lev Vigotski. A relevância desta investigação está em correlacionar esses dois autores em estudos organizacionais e principalmente compreender como ocorrem as relações de aprendizagens nos grupos de líderes gestores e colaboradores estratégicos. Na seção I, desenvolvemos no estudo teórico as compreensões acerca das organizações, da liderança e dos grupos a partir do paradigma da complexidade. Também discutimos a teoria da aprendizagem sócio-interacionista e a aprendizagem a partir de E. Morin. Na seção II, desenvolvemos a pesquisa empírica realizada com nove pessoas, sendo elas três líderes gestores e seis colaboradores estratégicos. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais que compuseram três grupos, conforme a empresa de pertencimento. A análise de dados foi realizada por meio dos operadores da complexidade de E. Morin, bem como da compreensão de aprendizagem de L. Vigotski. Emergiram das informações dois organizadores temáticos: 1) Relação de aprendizagem no grupo (Líder-gestor/colaborador estratégico e colaborador estratégico/líder-gestor) e Cultura da Organização; 2) Desenvolvimento profissional no Contexto da Organização. Podemos inferir, por meio destes, que nas organizações pesquisadas, embora algumas vezes não existam programas formalizados de desenvolvimento de suas lideranças, as práticas nelas empreendidas efetivamente cumprem esta função.As estratégias de aprendizagem nas organizações pesquisadas assinalam a presença de uma cultura aprendiz, sendo que nestes ambientes organizacionais as aprendizagens são decorrentes das relações, mediadas pelas condições de trabalho e da complexidade entre os líderes gestores e os colaboradores líderes. Nessas relações de aprendizagem, em nível estratégico nas organizações, foram encontrados a presença dos operadores da complexidade de Morin, bem como a aprendizagem inter e intrassubjetiva de Vigotski. Apesar de não esgotarmos os questionamentos, consideramos a pertinência das discussões desses dois autores para os estudos das aprendizagens nas organizações.

    ACCORSI, A.; SEMINOTTI, N. Aprendizagem nas organizações: a relação entre o líder gestor e colaboradores estratégicos. In: II CONGRESSO IBEROAMERICANO DE PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO, 2011, Florianópolis


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    Estágio curricular supervisionado: as implicações das aprendizagens do fazer pedagógico no anos iniciais

    Na busca da dinamização e transformação da educação no âmbito do ensino superior, centra-se como parte deste processo as orientações referentes às práticas de estágio, o qual subsidia conhecimentos que se entrelaçam entre a teoria e prática (PIMENTA e LIMA, 2010; MENEGHETTI, 2007). A partir deste pressuposto, o presente trabalho versa sobre as aprendizagens construídas e solidificas por meio das orientações alicerçadas na disciplina ao longo do período de realização do estágio. Tendo como objetivo buscar compreender a forma de como se processa as aprendizagens e suas significações para as alunas estagiárias, dentro das especificidades do contexto social o qual cada um estava inserido. Este se constituiu nos espaços de escolas municipais, estaduais e particular. As orientações referentes ao estágio se deram no primeiro semestre do ano letivo de 2011, do curso de pedagogia Licenciatura Plena, com dez alunas estagiárias, do curso de pedagogia de uma IFES. As orientações foram realizadas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Nesse contexto utilizou-se como recurso metodológico as observações participantes realizadas nos dias que se seguiam das aulas de orientações, realizadas na universidade (as quais seguiram os princípios metodológicos da pedagogia ontopsicológica), bem como questionários aplicados junto às estagiárias e por fim entrevista com a orientadora. Pelos limites deste trabalho, analisamos aqui apenas as observações realizadas durante as orientações de estágio. Partindo dos nossos instrumentos teórico-metodológicos buscamos em meio a este processo estabelecer aprendizagens oriundas dos contextos formativos da universidade com a escola. As conclusões levantadas por meio desta pesquisa versam sobre as aprendizagens solidificadas foram em relação aos subsídios alicerçados sob os aspectos teóricos a fim de que estes complementassem as práticas pedagógicas e o autoconhecimento sob âmbito profissional bem como pessoal.

    GIORDANI, E. M.; SILVA, J. Estágio curricular supervisionado: as implicações das aprendizagens do fazer pedagógico nos anos iniciais. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2011, Curitiba.


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    O valor ontológico do trabalho e o vínculo entre sujeitos e organizações

    Os estudos mais recentes apontam que o resgate do valor ontológico do trabalho é um preditor de qualidade de vida subjetiva, uma vez que, inseridos numa sociedade baseada no conhecimento, o trabalho representa não somente possibilidade de consumo e manutenção, mas um caminho para o autoconhecimento e o despertar de capacidades intelectivas e competências práticas. Para alcançar o valor ontológico do trabalho, é necessária uma formação integral do indivíduo, enquanto mente, corpo e sociedade. Neste sentido, este estudo recupera o sentido clássico de subjetividade em contraposição à opinião corrente de que se caminha cada vez mais para uma “máquinodependência” da subjetividade, ou seja, de que os conteúdos da subjetividade serão cada vez mais dependentes de uma infinidade de sistemas maquínicos (GUATTARI, 2008). Tendo uma abordagem ontológica do trabalho, a escola Ontopsicológica possui uma metodologia que tem por objetivo reportar a consciência do indivíduo ao seu potencial inato, ou seja, a lógica do ser na individualidade humana, permitindo deste modo que concretize existencialmente a autorrealização (MENEGHETTI, 2010). O presente estudo investiga como se dá a formação do indivíduo baseada nesta proposta e qual o significado que atribuem ao trabalho. Foram entrevistados 23 jovens entre 18 e 28 anos que fazem a formação em base à metodologia ontopsicológica e trabalham no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro no estado do Rio Grande do Sul, sendo 16 do sexo feminino e 7 do sexo masculino. Trata‐se de um estudo qualitativo que se vale do uso de entrevistas semi‐ estruturadas e a observação participativa dos jovens por um período de 2 meses. As informações colhidas são analisadas conforme a análise textual interpretativa proposta por Flores (1994). Os resultados mostraram que a metodologia empregada na formação visa ao desenvolvimento integral do indivíduo através do aculturamento segundo os princípios clássicos do humanismo, recuperando o sentido e a importância da subjetividade como critério para as escolhas e a tomada de decisões; o contato com a terra, as atividades manuais como recuperação da percepção organísmica; a formação baseada na construção de um estilo de vida que permita a manutenção da própria integridade; a intensa responsabilização do indivíduo. Os jovens apresentam vitalidade e um nível de atividade altos, realizando projetos e ações continuamente, com muita produtividade no trabalho. Eles vêem o trabalho como essencial para o próprio desenvolvimento, o que está fortemente ligado à identificação que possuem com a proposta e filosofia das empresas em que trabalham e com aquilo que realizam, ou seja, encontram um sentido naquilo que fazem e evidenciam os resultados que obtêm, não apenas profissionalmente, mas principalmente, pessoalmente. O estudo possibilitou observar que é possível realizar uma formação integral dos indivíduos recuperando o sentido da subjetividade como critério e, produzindo assim, não apenas bens materiais, mas também crescimento saudável e realização pessoal, profissional e social. Recupera‐se também o sentido do trabalho, não sendo mais visto como uma obrigação para suprir a necessidade de sobrevivência, mas como meio fundamental para a realização das próprias possibilidades e capacidades.

    MONTENEGRO, A. C. V.; MENDES, A.; SCHUTEL, S.  Formação humanista e sentido do trabalho. In: II CONGRESSO IBEROAMERICANO DE PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO, 2011, Florianópolis.


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    Projeto Flauta e Pedagogia ontopsicológica: promoção de saúde e educação musical

    Este trabalho analisa o Projeto Flauta e seus resultados: um projeto social de educação musical realizado com 140 crianças e pré-adolescentes, de 5 a 12 anos de idade. Neste projeto, flautas, alunos, professores e escola compõem um cenário onde a atividade musical favorece o desenvolvimento integral do ser humano, nos aspectos sociais, educacionais, físicos e psicológicos. Seu objetivo geral é realizar aulas de flauta doce, musicalização infantil, canto-coral e teoria musical, para alunos do município, visando promover o desenvolvimento das habilidades infantis através da educação musical, bem como incrementar, com estas atividades, a formação e a qualidade de vida dos alunos. Aprender a tocar um instrumento musical permite muito mais que produzir sons, permite a interação da criança com a música e atividades musicais, consolidando o desenvolvimento criativo, ético, estético e cognitivo do ser humano, para que o sujeito possa romper pensamentos prefixados, integrando emoções e sentimentos, auxiliando-o no desenvolvimento e no equilíbrio de sua vida afetiva, intelectual e social, enfim, sua saúde integral, e contribuindo para sua condição de ser pensante e criador. Neste sentido, a prática musical, o canto coletivo, a percepção e escuta musical, a atividade e a criatividade construídas nos fazeres musicais são indispensáveis à educação que pretende formar o cidadão e a consciência de cidadania (Sekeff, 2002). Além disso, o Projeto Flauta possui fundamentação teórico-metodológica nas premissas da pedagogia ontopsicológica, cujo escopo prático é “educar o sujeito a fazer e saber a si mesmo: fazer a si mesmo como pessoas líderes no mundo; educar um Eu lógico-histórico com capacidades e condutas vencedoras” (Meneghetti, 2005, p. 21). Em todas suas ações, com base nesta pedagogia, o Projeto ensina a responsabilização por si mesmo, por suas atitudes e sua vida aos alunos participantes, e incentiva o desenvolvimento e realização histórica. Para identificar os resultados do Projeto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com 108 pais, 28 professores e 84 alunos, por meio de questionário previamente elaborado; utilizou-se análise do discurso e análise estatística para analisar as informações coletadas.

    WAZLAWICK, P.; SCHUTEL, S.; PORTELA, V. E.; CARVALHO, G. B.; BAZZO, S. Projeto flauta e pedagogia ontopsicológica: promoção de saúde e educação musical. In: XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGÍA, 2011, Medellín.


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    Educação Para a Sustentabilidade no Contexto de um Curso de MBA

    O contexto atual tem sido marcado pela importância de se internalizar o conceito de sustentabilidade fazendo emergir novas demandas por profissionais capacitados a atuar em consonância com as preocupações econômicas, sociais e ambientais de forma integrada, exigindo modificações no âmbito da educação gerencial. Neste sentido o objetivo deste estudo baseou-se na compreensão de como a educação voltada para a sustentabilidade pode promover a criação de novos empreendimentos sustentáveis. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo. A unidade de análise reside em um curso de pós-graduação empresarial MBA, localizado no Rio Grande do Sul. A escolha do curso se deu de modo intencional, tendo em vista os importantes resultados que este tem obtido em termos de educação para a sustentabilidade. A coleta de dados utilizada deu-se por entrevistas individuais realizadas com os gestores dos empreendimentos e com a coordenadora da instituição e, também, análise documental. Conclui-se que a estruturação do curso possibilitou a abertura de novos empreendimentos, sendo investigados quatro casos ilustrativos de empresas desenvolvidas por alunos do curso, durante a realização do mesmo, verificando-se que a educação voltada à sustentabilidade pode contribuir ao desenvolvimento sustentável da região em que se insere.


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    Nova fronteira para controle da AIDS: visão ontopsicológica da etiologia e tratamento das doenças

    Esse artigo aborda a trajetória histórica de como Meneghetti (2010) explicita a manifestação de doenças psicossomáticas por meio da etiologia psíquica. Neste recente trabalho, o autor desvela os aspectos do processo tumoral, descrevendo o percurso através do qual o corpo registra a intencionalidade da mente. Este nosso estudo traz os principais conceitos que permitem apontar uma nova fronteira para o controle de doenças que ainda desafiam a ciência contemporânea como é o caso da AIDS. A pesquisa que apresentamos foi realizada através da análise documental do acervo histórico da Associação Brasileira de Ontopsicologia e dos arquivos pessoais de pesquisadores que utilizam a metodologia ontopsicológica para investigação das doenças humanas de caráter psicossomático.

    CHIKOTA, H.; MENDES, A. M. M.; WAZLAWICK, P. Nova fronteira para controle da AIDS: visão ontopsicológica da etiologia e tratamento das doenças. In: XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGÍA, 2011, Medellín.


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    Dialética entre responsabilidade social & sustentabilidade para efetivação do desenvolvimento regional

    O presente trabalho constitui-se como uma parte da pesquisa “Dados sócio-econômicos da Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”, realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), composto por docentes e discentes do curso de graduação em Administração da mesma. A pesquisa tem como objetivo geral realizar um levantamento atualizado a respeito dos dados sócioeconômicos da região, de forma a colaborar com o desenvolvimento sustentável da mesma, auxiliando a promover, deste modo, a qualidade de vida local. Este trabalho visa relatar algumas ações de responsabilidade sócio-ambiental que as empresas da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul têm realizado – como resultados parciais da pesquisa que se encontra em andamento. Constatou-se que as empresas pesquisadas desenvolvem ações de responsabilidade sócio-ambiental como reciclagem, plantio de árvores, incentivo ao cultivo da fruticultura sem agrotóxicos, além de assistência técnica gratuita para o produtor dando dicas para não prejudicar o ambiente. Estas são formas de efetivar uma parceria na dialética entre responsabilidade social & sustentabilidade para efetivação do desenvolvimento regional. A pesquisa está baseada em um viés quali-quantitativo, sendo realizada desde julho de 2009, com visitas as empresas dos nove municípios que constituem a Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, por meio da aplicação de questionário previamente elaborado. Resultados iniciais e uma breve discussão serão apresentados neste artigo.

    BULEGON, A. M.; WAZLAWICK, P.; SCHUTEL, S.; BIASOTTO, H.; DELAZERI, J.; MONTENEGRO, A. C. V.; ALBERTI, G. F.; ROSSATO, P.; HOPPE, S. G.; JUNIOR, M. A. P.; BAZZO, P. S. Dialética entre responsabilidade social & sustentabilidade para efetivação do desenvolvimento regional: pesquisa acerca dos dados sócio-econômicos da Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. In: 6º CONGRESSO DO INSTITUTO FRANCO-BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, 2011, Franca.


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    A identificação da causa motivacional primária do estresse e responsabilização do estilo de vida para a promoção de saúde

    Com o objetivo de diagnosticar a causa motivacional do estresse e sua correlação com o estilo de vida, realizou‐se uma pesquisa exploratória com 110 sujeitos em ambiente corporativo. Todos os colaboradores relataram encontrar‐se em situação de bem‐estar e satisfação com o desempenho profissional e clima organizacional, porém decidiu‐se pela pesquisa sobre o estresse como ação preventiva e possível correlação com pequenos problemas verificados no cotidiano da organização. A investigação utilizou‐se de uma entrevista semiestruturada, aplicação do inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL) e análise onírica segundo os critérios de interpretação ontopsicológica. Dos sujeitos analisados no inventário ISSL, 42% tiveram diagnóstico de estresse compreendendo 10 homens e 37 mulheres com idades entre 21 e 42 anos. Segundo a intensidade, encontramos 2 pessoas em fase de alerta, 41 em fase de resistência, 2 em fase de quase exaustão e 2 em fase de exaustão. Analisou‐se ainda 4 sintomas, em que 63% apresentam sensibilidade emotiva, 46% encontram‐se em dúvida quanto a si próprios, 69% pensa constantemente em um só assunto e 63% apresenta irritabilidade excessiva. Além disso, foi analisado o estilo de vida conforme indicadores assim definidos: aspecto saúde, social, ambição, profissional e econômico. Todos foram avaliados conjuntamente com o critério de utilidade e funcionalidade ao potencial de natureza, segundo preconizado pela escola ontopsicológica. Os dados demonstraram que no aspecto social existe predominância de relações pessoais mais direcionadas a interesses afetivos (aceitação/rejeição), ambição com atitudes mais reativas que proativas e indeterminação e idealização de metas. No aspecto profissional, todos se encontram realizados e no econômico há predominância de dificuldades na organização e administração financeira. Em relação às imagens oníricas, 23 pessoas lembram um sonho recente e 24 não, o que pode denotar ausência de consciência sobre si mesmo e um certo abandono de si nas objetificações diurnas. Das imagens avaliadas todas trazem informações sobre atitudes imaturas na administração egóica, que se caracterizam pelo hábito de o sujeito utilizar comportamentos aprendidos na infância, na maior parte desdobramentos dos mecanismos de defesa do ego. Desta análise, conclui‐se que quando existe o estresse, o estilo de vida é determinado por um comportamento estereotipado do Eu, que se apresenta em resistência a novas adaptações funcionais históricas, mantendo‐se em constante carência em relação ao impulso de autorrealização. O estresse é o resultado desta rigidez, tornando‐ se importante incentivar a atividade do autoconhecimento para identificar o objeto de carência e promover sua paulatina satisfação a partir de um estilo de vida congruente. A causa primária motivacional do estresse não diz respeito aos eventos estressores externos, mas à dificuldade de mediar de modo funcional o ambiente (resiliência). Portanto, a causa fundamental deve ser identificada e analisada em âmbito subjetivo, valendo‐se da providente atuação do psicoterapeuta capaz.

    ANDREOLA, M. T.; MENDES, A.  M. M.; MARTINS, P. A identificação da causa motivacional primária do estresse e responsabilização do estilo de vida para a promoção da saúde. In: II CONGRESSO IBEROAMERICANO DE PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO, 2011, Florianópolis.


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    Contribuição da pedagogia ontopsicológica em práticas educativas escolares

    Apresentamos a discussão teórica de um projeto de formação de professores ocorrido nos últimos cinco anos cujo objetivo foi contribuir com a correção e distorção do sistema educacional brasileiro que é o problema da evasão e repetência verificado nas escolas públicas municipais e estaduais. Ele está inserido em um projeto maior cujo objetivo é de cooperar para atingir os oito Objetivos do Milênio da Organização (ODM) das Nações Unidas (ONU) e diretamente diz respeito ao segundo ODM “Educação Básica de Qualidade para todos”. O projeto seguiu os princípios da pedagogia ontopsicológica que, com suas descobertas auxiliam na realização do potencial integral da pessoa do professor e do aluno por meio da prática educativa. As ações desenvolvidas foram: a) oficinas de formação inicial e continuada; b) atividades de orientação teórico-práticas; c) acompanhamento das ações por meio de pesquisas (questionários, registros, depoimentos, fotos, seminários de socialização, etc.). Embora a experiência abarcou um conjunto de práticas, neste trabalho nos limitamos a apresentar a discussão teórica visto que, esta concepção de pedagogia ainda é pouco conhecida no contexto educacional brasileiro. Neste trabalho explicitamos algumas premissas iniciais que colocam o desafio da mudança nas práticas educativas escolares e os princípios adotados ao longo do processo de formação de professores, visto que, temos percebido a sua contribuição e pertinência para auxiliar a prática docente nas escolas. A pedagogia ontopsicológica propõe o protagonismo, a ação inteligente do professor e aluno, na condução das práticas pedagógicas em sala de aula, podemos observar resultados que indicam que em ambos os sujeitos (professor e aluno) houve o empenho em transformar esta sua atividade em sucesso, aprendendo o valor da responsabilidade e do uso da capacidade intrínseca que existe em cada um para solucionar os seus problemas.

    GIORDANI, E. M.; CARDOSO, G. C. Contribuições da pedagogia ontopsicológica em práticas educativas escolares. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2011, Curitiba.


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    A importância da exata leitura do inconsciente para o diagnóstico clínico preciso

    A escola ontopsicológica elucidou muitos aspectos que permaneciam obscuros na linguagem inconsciente, tornando a exatidão de leitura de tais linguagens um instrumento de importância ímpar para a prática psicoterapêutica. Utilizando os critérios de análise das imagens descritos por Meneghetti, em particular nos livros Prontuário Onírico (2007) e Imagem e Inconsciente (1998), analisamos a simbologia onírica e grafológica de 60 mulheres com diagnóstico de depressão, que procuraram o serviço de psicoterapia em consultório privado, durante os anos de 2007 a 2010, encaminhadas por psiquiatras.

    MENDES, A. M. M.; ANDREOLA, M. T.; CHIKOTA, H. A importância da exata leitura do inconsciente para diagnóstico clínico preciso. In: XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGÍA, 2011, Medellín.


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    As aprendizagens na vida de mulheres do projeto

    A pesquisa desenvolvida teve objetivo de verificar os resultados das aprendizagens ocorridas por meio de uma prática social realizada com mulheres no projeto “moda como educação”. A experiência investigada possui uma trajetória de mais de dez anos, cuja meta é auxiliar atingir ao terceiro objetivo do milênio da Organização das Nações Unidas (ODM/ONU) que é “a igualdade de gêneros e a autonomia das mulheres”. O projeto é uma iniciativa baseada na necessidade de formação de pessoas de classe média baixa, sem perspectiva de educação e emprego para o trabalho com a moda. A aprendizagem é derivada da prática social, fruto da experiência humana mediada por relações dialéticas com outro no contexto das relações sociais por meio da aquisição de signos e instrumentos (VIGOTSKY, 2004).

    SCHUTEL, S.; AMANTINO, B. T. As aprendizagens na vida do projeto “moda como educação”. In: XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGÍA, 2011, Medellín.


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    O estilo de vida dos jovens e sua implicação na futura liderança

    O que motiva a realização deste artigo é o fato que atualmente se observa uma mudança de comportamento na sociedade humana. Em consequência da globalização, do desenvolvimento de uma cultura digital e da rede informática, afronta-se a problemática da perda da consciência do humanismo.

    ANDREOLA, M. T.; PETRY, A. M.; MENDES, A. M. M.; GIORDANI, E. M. O estilo de vida dos jovens e sua implicação na futura liderança. In: XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGÍA, 2011, Medellín.


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    Formação humanista e sentido do trabalho

    A constatação de que determinadas pessoas continuam trabalhando profissionalmente após o tempo regulamentar de aposentadoria, motivou a elaboração deste estudo de caráter bibliográfico. Foram estabelecidos como objetivos da pesquisa contextualizar o cenário histórico sobre o trabalho e os sentidos a ele atribuídos desde a sociedade pré-industrial até os dias atuais; elaborar uma síntese histórica sobre a aposentadoria no Brasil; descrever os aspectos de ordem psicossocial do trabalho a partir da psicologia moderna e apresentar a visão humanista do trabalho com as contribuições da Ontopsicologia. As conclusões do estudo apontam para a importância da construção de cada etapa da vida produtiva como condição preparatória para a etapa subsequente de crescimento e realização. A necessidade do fazer como condição do indivíduo para a autorrealização, pois somente a ação permite o torna-se. O trabalho perpassa tanto a atividade mental, quanto intelectual, é condição para o indivíduo constituir-se enquanto pessoa. O homem, no seu fazer e agir amplia o prazer de existir e o trabalho possibilita crescimento e aperfeiçoamento da pessoa e da dignidade humana.

    MONTENEGRO, A. C. V.; MENDES, A.  M. M.; SCHUTEL, S. Formação Humanista e sentido de trabalho. In: II CONGRESSO IBEROAMERICANO DE PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO, 2011, Florianópolis.


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    Trajetória empresarial e intuição: o case do nascimento, desenvolvimento e evolução de uma indústria têxtil de tapeçaria

    Estudo desenvolvido através de um case de sucesso trabalhado por meio da trajetória empresarial de evolução tanto da pessoa empreendedora quanto de seu business. A pesquisa, fundamentando-se na teoria e no método formalizado por Meneghetti (2010) para o desenvolvimento do líder, investiga os percursos pelos quais um líder foi se formando para chegar a intuir seu core business e transformá-lo em seu negócio principal. A pesquisa é de abordagem qualitativa e se deu por meio do estudo da história de vida de uma empreendedora. Deste case são analisados os elementos da experiência pessoal e empresarial a partir das premissas da formação do líder, elaborada por Meneghetti (2010). A pesquisa colheu as evidências das potencialidades inatas da empreendedora e como estas foram se desenvolvendo e qualificando ao longo de sua vida. Neste trabalho demonstra-se a aplicabilidade prática da psicologia do líder, quando o líder materializa seu core business através do processo de formação lifelong learning proposto por Meneghetti (2007), desenvolvendo o potencial de sua personalidade integral.

    BAGGIO, L.; SCHUTEL, S. Trajetória empresarial e intuição: O case do nascimento, desenvolvimento e evolução de uma indústria têxtil de tapeçaria. In: 6º CONGRESSO DO INSTITUTO FRANCO-BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, 2011, Franca.


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    A doença como aspecto de contradição do indivíduo

    O termo “psicossomática” foi cunhado pelo clínico e psiquiatra Heiroth em 1818, para indicar a influência das paixões sexuais sobre a tuberculose, a epilepsia e o câncer. Para Heiroth o termo designava distúrbios somáticos nos quais a origem psíquica seria determinante.

    MENDES, A. M. M.; PETRY, A. M.; GIORDANI, E. M. A doença como aspecto de contradição do indivíduo. In: XXXII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGÍA, 2009.


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    Da aprendizagem educacional à aprendizagem organizacional: há um verdadeiro entendimento sobre o tema?

    O presente estudo se propõe investigar como a área de administração está utilizando o termo aprendizagem, como está significando e que diálogo tem realizado com as demais áreas das ciências humanas como a pedagogia, psicologia e filosofia. Nato no interno da pedagogia hoje o termo possui uma polissemia de compreensões, e por isso, propõe-se mapear como as pesquisas têm trabalhado com esse conceito. Por meio de um estudo bibliométrico realizou-se a identificação das formas de abordagem deste tema em artigos publicados nos eventos da ANPAD (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) e os principais periódicos nacionais da área entre os anos de 2003 a 2008, com o intuito de fazer um levantamento do que está sendo publicado no Brasil sobre o tema. Conforme os objetivos estabelecidos para este trabalho observa-se que a área de administração tem realizado estudos organizacionais sobre aprendizagem que se constituíram dentro da própria área, com exceção dos estudos de Kolb que possui como referência a perspectiva congitivista. A partir deste estudo pode-se perceber a carência que existe em relação a própria discussão epistemológica do significado que o termo aprendizagem possui em seus mais diferentes estudos. Ou seja, pode ser que o termo aprendizagem tenha sido compreendido ora como modificação de comportamento (perspectiva behaviorista) ora como capacidade de adequação ou adaptação as novas circunstâncias, ou ainda como capacidade de aquisição de novos conhecimentos, o que não necessariamente explica o que é aprendizagem e como ela se processa, mas sim, que resultados ela gera. Os estudos que portam estas discussões de fato, são os atualmente mais utilizados no que se refere ao novo contexto da sociedade contemporânea. Observa-se que a própria área das ciências humanas poderia se apropriar mais da própria evolução que já se fez em termos do conhecimento do ser humano e de seus processos de aprendizagem. Neste ponto, verificou-se uma fraca correlação e apropriação de instrumentos e referenciais teóricos já existentes que podem prestar um importante auxílio ao desenvolvimento das aprendizagens nas organizações. De todo modo, como os estudos a respeito das aprendizagens organizacionais têm crescido, salienta-se a importância de levar em consideração as reflexões propiciadas por esse estudo. A partir deste estudo pode-se perceber carência que existe em relação a própria discussão epistemológica do significado que o termo aprendizagem possui em seus mais diferentes estudos. Ou seja, pode ser que o termo aprendizagem tenha sido compreendido ora como modificação de comportamento (perspectiva behaviorista) ora como capacidade de adequação ou adaptação as novas circunstâncias, ou ainda como capacidade de aquisição de novos conhecimentos, o que não necessariamente explica o que é aprendizagem e como ela se processa mas sim, que resultados ela gera. De todo modo, como os estudos a respeito das aprendizagens organizacionais têm crescido, salienta-se a importância de levar em consideração as reflexões propiciadas por esse estudo.

    BRAGA, A. L.; GIORDANI, E. M.; SANTOS, J. H. A. Da aprendizagem educacional à aprendizagem organizacional: há um verdadeiro entendimento sobre o tema? In: XXIV da EnANPAD, 2010, Rio de Janeiro.


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    Estratégia Empresarial: planejamento e implementação

    A pesquisa tem como objetivo investigar a visão de empresários sobre a implementação do planejamento estratégico, sendo este um constante desafio na realidade das organizações. Por meio do estudo etimológico e linguístico da palavra “estratégia” e de alguns teóricos da área, analisa-se os principais modelos utilizados em sua elaboração e práxis nas empresas. Este trabalho traz indicativos sobre os principais problemas decorrentes da implementação dessa estratégia, que, conforme a literatura e a prática de empresários, impedem a consecução dos objetivos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com cinco empresários que adotaram esta ferramenta de gestão a partir da metodologia FOIL. Conclui o estudo que a metodologia FOIL seria uma proposta a ser considerada para que seja possível atingir um maior sucesso na execução do planejamento estratégico.

    SCHUCH, M. A.; RODEGHERI, V. L. Estratégia empresarial: planejamento e implementação. In: VII CONVIBRA ADMINISTRAÇÃO – CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRACÃO, 2011, www.convibra.com.br/.


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    Projeto Flauta: música e formação humana

    Flautas, alunos e professores compõem um cenário onde a atividade musical favorece o desenvolvimento integral do ser humano. Este cenário é regido pelo Projeto Flauta, fruto de uma parceria que formalizou o Convênio de Educação Musical, em março de 2009, entre a Associação OntoArte, a Prefeitura Municipal de São João do Polêsine-RS e apoio da Antonio Meneghetti Faculdade, para a realização de aulas de flauta doce na educação básica do município, visando promover o desenvolvimento das habilidades dos alunos por meio da educação musical. Participam deste projeto 140 crianças, de 1,5 a 12 anos de idade, de 4 escolas municipais. O projeto conta com uma equipe de um professor contratado, e um professor e uma profissional que acompanha as atividades que são voluntários. Contribui principalmente com o 2º ODM, e também possui aspectos relacionados ao 1º e 8º ODM. Em sua fundamentação teórica contempla conhecimentos da pedagogia ontopsicológica, bem como da educação musical e arte-educação. Metodologia de realização das aulas, resultados já atingidos, e ações futuras são apresentadas neste documento.

    WAZLAWICK, P.; SCHUTEL, S.; CARVALHO, G. B.; PORTELA, V. E.; BAZZO, P. S. Projeto Flauta: música e formação humana. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte.


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    A responsabilidade do jovem brasileiro como elemento de desenvolvimento intercultural na globalização

    A globalização coloca, para os jovens, crescentes desafios em um ambiente sempre mais competitivo, onde fronteiras culturais são atenuadas pela acentuado intercâmbio que ocorre através da internet, da música, da moda, dos bens de consumo etc. Jovens de todas as partes do mundo, de fato, passaram a conviver e competir em um único mercado de trabalho globalizado. O jovem pode assumir o papel-chave de protagonista responsável no desenvolvimento intercultural mundial ou tornar-se objeto de consumo do mercado global. O Brasil, neste sentido, é um país privilegiado, pois é uma nação que já integra diversas etnias culturais que convivem em harmonia desde os seus primórdios. O trabalho apresenta os dados obtidos por meio de questionário relativos ao nível de empreendedorismo e intercâmbio cultural de 18 jovens brasileiros no contexto internacional que realizaram intercâmbio. Estes resultados são analisados por meio de método descritivo-estatístico. Posteriormente, foi realizada a pesquisa com 48 jovens que experienciaram o residence. A pesquisa apresenta o instrumento de intervenção da escola ontopsicológica, residence, que é uma nova abordagem que demonstrou propiciar o aumento da responsabilidade do jovem como elemento fundamental para o desenvolvimento de uma interculturalidade com visão humanista integral. Palavras-chave: Jovens, responsabilidade, interculturalidade, residence ontopsicológico.

    BARBIERE, J.; AZEVEDO, E. A responsabilidade do jovem brasileiro como elemento de desenvolvimento intercultural na globalização. In: XII CONGRESSO DA ARIC, 2009, Florianópolis.


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    Ecobiologia e sustentabilidade

    O trabalho objetiva verificar os resultados obtidos em 20 anos do projeto Recanto Maestro do ponto de vista da sustentabilidade ambiental. O Recanto Maestro nasce do projeto ecobiológico a partir do princípio de conscientização das pessoas do local a respeito da valorização da própria terra e ambiente, proporcionando um resgate de valores humanistas universais, o que torna possível a convivência pacífica com pessoas oriundas de diversas partes do mundo. Através da pesquisa desenvolvida por meio de observação in loco, pesquisa documental (foto, relatórios) e entrevistas com a população local, pode-se constatar que de um local anteriormente denominado de “inferno” pelos habitantes da região, em virtude de ser desprovido de estrutura civil, ser esquecido pelas administrações públicas e com constantes desastres ecológicos, hoje é um local que promove ações de recuperação ambiental por meio da arborização, horti e fruti-cultura, desobstrução de nascentes de água, vinicultura, ovinocultura, além de participar ativamente de projetos de reciclagem. Constatou-se através da pesquisa que Recanto Maestro é um projeto reconhecido internacionalmente sendo um exemplo de como conciliar o desenvolvimento econômico e social com respeito e otimização dos recursos naturais.

    SOUZA, N. I.; MONTENEGRO, A. C. V.; SCHUTEL, S. Ecobiologia e sustentabilidade. In: XII CONGRESSO DA ARIC, 2009, Florianópolis.


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    Políticas de gestão de recursos humanos no processo de internacionalização das empresas

    A globalização verifica-se como um fenômeno onde as fronteiras do conhecimento são derrubadas e a velocidade das transformações são inatingíveis. Fala-se constantemente que o principal recurso das organizações são os seres humanos, porém como desenvolver esse precioso recurso nas empresas? A partir desta premissa, o projeto Recanto Maestro verificou que, através da formação continuada (Life Long Learning) é possível levar o indivíduo a adquirir competências que habilitem à interculturalidade, preparando-o à dialética com as diferentes raças, culturas, etnias. A investigação foi realizada com método qualitativo por meio de entrevistas com 15 coordenadores de projetos. Os resultados verificados apontam para a transformação da cultura individual a partir da cultura organizacional que é centrada sobre o indivíduo, sobre a auto realização deste e consequentemente responsabilização, proporcionando o respeito às diferenças, a busca de resultados comuns e, sobretudo, ao resgate da própria identidade pessoal-profissional e cidadã, atenuando fronteiras do conhecimento.

    SCHUTEL, S.; SILVA, W. L.; BAZZO, P. S.; GIORDANI, E. M. Políticas de gestão de recursos humanos no processo de internacionalização de empresas. In: XII CONGRESSO DA ARIC, 2009, Florianópolis.


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    A experiência intercultural na formação de pós-graduação

    Uma instituição relevante na formação de uma cultura é indiscutivelmente a universidade. Através dela, na forma de didática, de relação professor-aluno, de relação com o saber e com o ensino encontramos a fotografia de um povo. Freqüentar uma universidade estrangeira, além de conhecer a nova cultura que essa apresenta, possibilita uma reflexão sobre os próprios modos, principalmente de estudo, de relação com o  saber e com o poder. Este trabalho é um relato analítico que investigou, mediante entrevistas semi-estruturadas, a experiência de um grupo de vinte brasileiros que freqüentaram um curso de especialização na Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia), concluído no ano de 2007. Os resultados possibilitaram, em primeiro lugar, uma aproximação na diversidade cultural que a globalização impõe; em segundo lugar, foi possível compreender o modo de ser do povo russo e conhecer melhor a própria identidade brasileira. A experiência foi considerada pelos entrevistados como fundamental para entender o impacto da globalização na perspectiva do indivíduo e sua relação com o país de origem, ao mesmo em tempo que permitiu, por meio da relativização dos estereótipos, adquirir novas e fundamentais competências.

    PETRY, A. M.; MENDES, A. M. M. A experiência intercultural na formação de pós-graduação. In: XII CONGRESSO DA ARIC, 2009, Florianópolis.


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    O campo semântico como agente no interior da pesquisa acadêmica

    O campo semântico é um transdutor informático sem deslocamento de energia: transmite uma informação, uma imagem, um código, que quando chega estrutura em emoções qualquer coisa vivente ou organizada em vida, comportando uma variante psico-emotiva e orgânica. Quando a informação transmitida chega à unidade de ação receptora, a energia do receptor muda e se formaliza em consequência da informação recebida. O campo semântico age sempre, é a comunicação base que a vida estabelece entre as individuações.

    MENDES, A. M. M. O campo semântico como agente no interior da pesquisa acadêmica. In: XV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ONTOPSICOLOGIA, 1997, Moscou.


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    Hábitos culturais e valor ontológico do trabalho

    A presente pesquisa busca investigar, no âmbito da psicologia do trabalho, se uma cultura organizacional que valoriza o trabalho como uma dimensão de realização integral do ser humano gera mudanças na cultura do local onde está inserida. A investigação foi realizada através de uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com 31 colaboradores de 09 empresas localizadas no Distrito Recanto Maestro, na região da quarta colônia de imigração italiana do RS, incluído seus gestores. Verificou-se que, nas empresas analisadas, por meio da formação continuada (Life Long Learning) o indivíduo passa a adquirir competências que habilitem a um diferencial competitivo organizacional, tendo como premissa a realização pessoal, por meio da adequação do potencial do ser humano à responsabilidade desempenhada, proporcionando também um desenvolvimento social. Os resultados apontam para a transformação da cultura individual a partir da cultura organizacional, que é centrada sobre o indivíduo, sobre à autorrealização deste e consequente responsabilização, proporcionando o resgate do sentido do trabalho enquanto valor ontológico, e sobretudo, ao resgate da própria identidade pessoalprofissional e cidadã, sendo fulcro do desenvolvimento social.

    SILVA, A. F.; MORETTO, L.; FRATTI, L.; SCHUTEL, S. Hábitos culturais e valor Ontológico do trabalho. In: ENEGP, 2009, Salvador.


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    Princípios educacionais de um projeto intercultural para uma sociedade globalizada

    A pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2007 e 2008 e buscou estudar os princípios educacionais que o Projeto Recanto Maestro proporciona – projeto internacional de cunho intercultural. Considerando o que adverte Meneghetti (2006), que um dos principais problemas é a “ausência de critérios que hoje é permitida pelo relativismo da plurietnia e ideologia da globalização [...]” (p. 3) esta pesquisa buscou explicitar os princípios pelos quais foi constituído este projeto e quais resultados evidencia para que o homem se perceba como cidadão local e ao mesmo tempo global. Como premissa, a pesquisa partiu de um estudo quali-quantitativo, desenvolvido com trinta e oito pessoas que colaboram com o projeto e que responderam a um questionário com questões abertas e fechadas, as quais expressaram as aprendizagens que realizaram em relação à: a) cultura geral e panorama internacional; b) cultura especializada: técnico-profissional; c) sócio-política e ambiental; d) identidade para a convivência com outras culturas; e) conhecimento científico. Os dados demonstram que os princípios que este projeto adota são os de civilidade humana, os quais levam os indivíduos pesquisados a reconhecer a fundamental contribuição formativa que realiza este projeto em prol da visão da sociedade globalizada.

    GIORDANI, E. M.; SCHUTEL, S.; BIASOTTO, H.; MENDES, A.M.M. Princípios educacionais de um projeto intercultural para uma sociedade globalizada. In: XII CONGRESSO DA ARIC, 2009, Florianópolis.


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    Intensificação da responsabilidade individual e do desenvolvimento pessoal, em jovens, através dos instrumentos de intervenção ontopsicológica - psicoterapia e residence de autenticação

    A globalização coloca, para os jovens, crescentes desafios em um ambiente sempre mais competitivo, onde fronteiras culturais são atenuadas pelo acentuado intercâmbio que ocorre através da internet, da música, da moda, dos bens de consumo etc. Jovens de todas as partes do mundo, de fato, passaram a conviver e competir em um único mercado de trabalho globalizado. O jovem pode assumir o papel-chave de protagonista responsável no desenvolvimento intercultural mundial ou tornar-se objeto de consumo do mercado global. O Brasil, neste sentido, é um país privilegiado, pois é uma nação que já integra diversas etnias culturais que convivem em harmonia desde os seus primórdios. O trabalho apresenta os dados obtidos por meio de questionário relativos ao nível de empreendedorismo e intercâmbio cultural de 18 jovens brasileiros no contexto internacional que realizaram intercâmbio. Estes resultados são analisados por meio de método descritivo-estatístico. Posteriormente, foi realizada a pesquisa com 48 jovens que experienciaram o residence. A pesquisa apresenta o instrumento de intervenção da escola ontopsicológica, residence, que é uma nova abordagem que demonstrou propiciar o aumento da responsabilidade do jovem como elemento fundamental para o desenvolvimento de uma interculturalidade com visão humanista integral.

    BARBIERI, J. B. P.; PETRY, A. M. Intensificação da responsabilidade individual e do desenvolvimento pessoal, em jovens, através dos instrumento de intervenção ontopsicológica – Psicoterapia e Residence de autenticação. In: XXXIX REUNIÃO ANUAL DA SBP, 2009, Goiânia.


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    Formação Docente para a Interculturalidade: como trabalhar com recursos pedagógicos?

    A globalização coloca, para os jovens, crescentes desafios em um ambiente sempre mais competitivo, onde fronteiras culturais são atenuadas pela acentuado intercâmbio que ocorre através da internet, da música, da moda, dos bens de consumo etc. Jovens de todas as partes do mundo, de fato, passaram a conviver e competir em um único mercado de trabalho globalizado. O jovem pode assumir o papel-chave de protagonista responsável no desenvolvimento intercultural mundial ou tornar-se objeto de consumo do mercado global. O Brasil, neste sentido, é um país privilegiado, pois é uma nação que já integra diversas etnias culturais que convivem em harmonia desde os seus primórdios. O trabalho apresenta os dados obtidos por meio de questionário relativos ao nível de empreendedorismo e intercâmbio cultural de 18 jovens brasileiros no contexto internacional que realizaram intercâmbio. Estes resultados são analisados por meio de método descritivo-estatístico. Posteriormente, foi realizada a pesquisa com 48 jovens que experienciaram o residence. A pesquisa apresenta o instrumento de intervenção da escola ontopsicológica, residence, que é uma nova abordagem que demonstrou propiciar o aumento da responsabilidade do jovem como elemento fundamental para o desenvolvimento de uma interculturalidade com visão humanista integral. Palavras-chave: Jovens, responsabilidade, interculturalidade, residence ontopsicológico.

    GIORDANI, E. M.; SILVA, E. L.; CAMARGO, A. M.; ANA, T. B. S.; CARDÔZO, L. S.; MENOTTI, C. R. Formação docente para a interculturalidade: como trabalhar com recursos pedagógicos? In: XII CONGRESSO DA ARIC, 2009, Florianópolis.


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    Melolística e Melodance: uma pedagogia vívida entre jovens, corporalidade e música

    Este trabalho investiga a experiêcia de melolística e melodance com jovens que vivenciaram estes instrumentos de aplicação da ciência Ontopsicológica. O objetivo é evidenciar uma nova percepção e relação com a música, bom como os efeitos da mesma em relação ao conhecimento de si, do corpo, emoções e aspectos que indiquem sanidade e maior vitalidade do ser humano em suas diversas dimensões. A abordagem da pesquisa é qualitativa, com questionários (questões abertas e fechadas), e realização de entrevistas. A importância do estudo na área da música configura-se para o desenvolvimento de uma percepção voltada à identificação da funcionalidade de música para o ser humano, o qual deve se fazer presente nos âmbitos da educação musical e da formação de adolescentes/jovens, tendo em vista as diversas experiências vividas com a música no cotidiano. 

    WAZLAWICK, P.; BAZZO, P.; OLIVEIRA, G. R. Mololística e melodance: uma pedagogia vívida entre jovens, corporalidade e música. In: XII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM SUL, 2009, Itajaí.


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    Perfil dos profissionais em agronegócio no Rio Grande do Sul

    A pesquisa tem como o objetivo investigar com fatos e dados, qual o perfil dos profissionais em agronegócio e identificar a formação complementar útil e funcional para dar eficiência em suas atuações diante da realidade do setor. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, visando proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses, envolveu levantamento bibliográfico e entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas. Foram realizadas entrevistas com cinqüenta profissionais que atuam na área do agronegócio gaúcho. O estudo demonstra a variedade da atuação profissional com atividades privadas em sua maioria. Um grupo atua como funcionário formal e outro grupo menor com assessoria a terceiros. Predominam profissionais atuando na área técnica aliada a gestão, sendo eles na maioria engenheiros agrônomos que exercem atividades na agricultura e agropecuária.

    ERENO, C.; BIASOTTO, H. Perfil dos profissionais em agronegócio no Rio Grande do Sul. In: 6º CONGRESSO DO INSTITUTO FRANCO-BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, 2011, Franca.