Publicações em Congressos
-
Aprendizagens da docência no estágio curricular supervisionado no curso de pedagogia
Esse artigo é o resultado de uma investigação sobre a prática do estágio curricular em anos iniciais do ensino fundamental no curso de pedagogia de uma IFES. A pesquisa envolveu um trabalho coletivo de investigação e versa sobre as aprendizagens das estagiárias durante a prática docente no Estágio Curricular Supervisionado. O objetivo foi refletir sobre as aprendizagens que a prática pedagógica proporciona aos estagiários e como elas se vinculam, através de um processo dialético, para a qualidade do trabalho com os educandos. Para alcançar o objetivo principal, a abordagem da pesquisa foi qualitativa e opção metodológica foi a pesquisa ação ocorrida durante o período do semestre de estágio. Acompanhamos as orientações de estágio e definimos, para este trabalho, apenas a análise dos registros das reflexões diárias de três estagiárias ao longo do período de estágio. Tais reflexões foram construídas tendo como orientação da professora a questão norteadora “O que aprendi na minha prática hoje?”. A aprendizagem prática do Estágio Curricular Supervisionado torna-se o tema central, bem como os procedimentos metodológicos e os processos de ensinoaprendizagem. A partir desta questão problematizamos as aprendizagens construídas e solidificas ao longo do período de realização do estágio. A análise das reflexões diárias das aprendizagens das estagiárias durante o estágio expressas em suas reflexões foi desenvolvida a luz de pressupostos teóricos, principalmente dos trabalhos de Meneghetti (2007), Pimenta (2004), Pimenta e Lima (2010), Torre (2006). Por meio da atuação como professoras das séries iniciais, o estágio se constitui um espaço de enriquecimento das práticas subsidiadas pela teoria adquirida durante o decorrer do curso bem como das orientações pedagógicas.
LOFFLER, D.; GIORDANI, E. M.; SILVA, J. Aprendizagens da docência no estágio curricular supervisionado no curso de pedagogia. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2011, Curitiba.