Publicações em Congressos
-
As aprendizagens na vida de mulheres do projeto
A pesquisa desenvolvida teve objetivo de verificar os resultados das aprendizagens ocorridas por meio de uma prática social realizada com mulheres no projeto “moda como educação”. A experiência investigada possui uma trajetória de mais de dez anos, cuja meta é auxiliar atingir ao terceiro objetivo do milênio da Organização das Nações Unidas (ODM/ONU) que é “a igualdade de gêneros e a autonomia das mulheres”. O projeto é uma iniciativa baseada na necessidade de formação de pessoas de classe média baixa, sem perspectiva de educação e emprego para o trabalho com a moda. A aprendizagem é derivada da prática social, fruto da experiência humana mediada por relações dialéticas com outro no contexto das relações sociais por meio da aquisição de signos e instrumentos (VIGOTSKY, 2004).
SCHUTEL, S.; AMANTINO, B. T. As aprendizagens na vida do projeto “moda como educação”. In: XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGÍA, 2011, Medellín.