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Da aprendizagem educacional à aprendizagem organizacional: há um verdadeiro entendimento sobre o tema?
O presente estudo se propõe investigar como a área de administração está utilizando o termo aprendizagem, como está significando e que diálogo tem realizado com as demais áreas das ciências humanas como a pedagogia, psicologia e filosofia. Nato no interno da pedagogia hoje o termo possui uma polissemia de compreensões, e por isso, propõe-se mapear como as pesquisas têm trabalhado com esse conceito. Por meio de um estudo bibliométrico realizou-se a identificação das formas de abordagem deste tema em artigos publicados nos eventos da ANPAD (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) e os principais periódicos nacionais da área entre os anos de 2003 a 2008, com o intuito de fazer um levantamento do que está sendo publicado no Brasil sobre o tema. Conforme os objetivos estabelecidos para este trabalho observa-se que a área de administração tem realizado estudos organizacionais sobre aprendizagem que se constituíram dentro da própria área, com exceção dos estudos de Kolb que possui como referência a perspectiva congitivista. A partir deste estudo pode-se perceber a carência que existe em relação a própria discussão epistemológica do significado que o termo aprendizagem possui em seus mais diferentes estudos. Ou seja, pode ser que o termo aprendizagem tenha sido compreendido ora como modificação de comportamento (perspectiva behaviorista) ora como capacidade de adequação ou adaptação as novas circunstâncias, ou ainda como capacidade de aquisição de novos conhecimentos, o que não necessariamente explica o que é aprendizagem e como ela se processa, mas sim, que resultados ela gera. Os estudos que portam estas discussões de fato, são os atualmente mais utilizados no que se refere ao novo contexto da sociedade contemporânea. Observa-se que a própria área das ciências humanas poderia se apropriar mais da própria evolução que já se fez em termos do conhecimento do ser humano e de seus processos de aprendizagem. Neste ponto, verificou-se uma fraca correlação e apropriação de instrumentos e referenciais teóricos já existentes que podem prestar um importante auxílio ao desenvolvimento das aprendizagens nas organizações. De todo modo, como os estudos a respeito das aprendizagens organizacionais têm crescido, salienta-se a importância de levar em consideração as reflexões propiciadas por esse estudo. A partir deste estudo pode-se perceber carência que existe em relação a própria discussão epistemológica do significado que o termo aprendizagem possui em seus mais diferentes estudos. Ou seja, pode ser que o termo aprendizagem tenha sido compreendido ora como modificação de comportamento (perspectiva behaviorista) ora como capacidade de adequação ou adaptação as novas circunstâncias, ou ainda como capacidade de aquisição de novos conhecimentos, o que não necessariamente explica o que é aprendizagem e como ela se processa mas sim, que resultados ela gera. De todo modo, como os estudos a respeito das aprendizagens organizacionais têm crescido, salienta-se a importância de levar em consideração as reflexões propiciadas por esse estudo.
BRAGA, A. L.; GIORDANI, E. M.; SANTOS, J. H. A. Da aprendizagem educacional à aprendizagem organizacional: há um verdadeiro entendimento sobre o tema? In: XXIV da EnANPAD, 2010, Rio de Janeiro.