Princípios educacionais de um projeto intercultural para uma sociedade globalizada

    A pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2007 e 2008 e buscou estudar os princípios educacionais que o Projeto Recanto Maestro proporciona – projeto internacional de cunho intercultural. Considerando o que adverte Meneghetti (2006), que um dos principais problemas é a “ausência de critérios que hoje é permitida pelo relativismo da plurietnia e ideologia da globalização [...]” (p. 3) esta pesquisa buscou explicitar os princípios pelos quais foi constituído este projeto e quais resultados evidencia para que o homem se perceba como cidadão local e ao mesmo tempo global. Como premissa, a pesquisa partiu de um estudo quali-quantitativo, desenvolvido com trinta e oito pessoas que colaboram com o projeto e que responderam a um questionário com questões abertas e fechadas, as quais expressaram as aprendizagens que realizaram em relação à: a) cultura geral e panorama internacional; b) cultura especializada: técnico-profissional; c) sócio-política e ambiental; d) identidade para a convivência com outras culturas; e) conhecimento científico. Os dados demonstram que os princípios que este projeto adota são os de civilidade humana, os quais levam os indivíduos pesquisados a reconhecer a fundamental contribuição formativa que realiza este projeto em prol da visão da sociedade globalizada.

    GIORDANI, E. M.; SCHUTEL, S.; BIASOTTO, H.; MENDES, A.M.M. Princípios educacionais de um projeto intercultural para uma sociedade globalizada. In: XII CONGRESSO DA ARIC, 2009, Florianópolis.