Teses e Dissertações
-
Significados e Sentidos da Formação Continuada, Segundo o Método Ontopsicológico: Um Estudo Com Professores Do Ensino Superior
A presente pesquisa tem como objetivo compreender os significados e sentidos da formação continuada de professores do Ensino Superior que usam o método ontopsicológico para sua formação. A fundamentação teórica do estudo apresenta, inicialmente, o pensamento complexo que representa, na concepção dos autores consultados, o paradigma emergente à educação contemporânea. Na sequência discorre-se sobre a formação de professores do ensino superior com base em Nóvoa (1995, 2002, 2009); Schön (1995, 2000); Alarcão (1996); Marcelo García (1999); Veiga (2009); Imbernón (2006) e Behrens (2006, 2009, 2011). O respaldo epistemológico do estudo baseia-se nos pressupostos da Ontopsicologia que também representa uma novidade no contexto acadêmico, do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Para este fim, tomam por base as obras do formalizador desse pensamento, principalmente os textos revistos e reeditados recentemente: Meneghetti (2002, 2004a, 2006b, 2007c, 2010, 2012a, 2013a). A metodologia utilizada para a investigação é de abordagem qualitativa e de cunho da fenomenologia hermenêutica. Fazem parte do estudo seis professores que utilizam o método ontopsicológico como formação pessoal e prática docente, pertencentes a uma instituição de Ensino Superior do interior do Rio Grande do Sul. Os dados são provenientes de entrevista narrativa e o número de participantes delimitado por inclusão progressiva - saturação. Para a representação dos aspectos investigados se elaboram dez mapas conceituais e se selecionam os trechos mais representativos do discurso dos participantes. Os dados apontam que o motivo básico que os levou à formação no método em estudo, se relaciona à busca existencial. Evidenciam a dimensão pessoal do professor como base para a qualidade do seu trabalho. Ao se depararem com o conhecimento ontopsicológico, encontram a novidade das três descobertas: campo semântico; monitor de deflexão e Em Si ôntico. Constata-se que a aplicabilidade do método permite ao professor ampliar a consciência de si mesmo e compreender a dinâmica da aula por meio da leitura de campo semântico. Isto torna a gestão do ensino mais prática, pois distingue aquilo que traz crescimento e o que leva os sujeitos à decadência. Os participantes também desenvolvem estudo contínuo em suas áreas de conhecimento e no método ontopsicológico; revisão crítica contínua da consciência ou do Eu lógico-histórico com aplicação dos instrumentos de análise diagnóstica, próprios do método. Esses aspectos confirmam a aplicação prática da teoria e demonstram seu caráter interdisciplinar. Portanto, conclui-se que os significados e sentidos atribuídos à formação continuada de professores que utilizam o método ontopsicológico estão relacionados a valores ontológicos que fundamentam a base epistemológica para a atuação ética em todas as esferas da vida: pessoal, profissional e social e que, para auxiliar na formação do outro, primeiro é preciso formar a si próprio para que se torne um professor preciso na ação pedagógica.
SPANHOL, C. I. D. A. Significados e sentidos da formação continuada, segundo o método ontopsicológico: um estudo com professores do ensino superior. 2013. 225 p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidad del Mar, Chile, Viña del Mar, 2013.